O Dia

Flu se salva se tiver reta final diferente dos últimos anos

Tricolor só conseguiu três vitórias nas últimas cinco rodadas em 2013. Contra o Palmeiras, pode chegar à segunda

- HUGO PERRUSO hugo.perruso@odia.com.br

OFluminens­e depende apenas de si para se livrar da queda no Campeonato Brasileiro. Com a vitória sobre o CSA, fora de casa, deixou provisoria­mente a zona da degola e começou com o pé direito a reta final da competição. Hoje, às 19h30, poderá se aproximar mais da permanênci­a na Série A se vencer o Palmeiras, no Maracanã, um adversário que não se sabe se entrará desmotivad­o pela perda do título ou querendo recuperar a vice-liderança.

“Só de entrar em campo sem estar na zona de rebaixamen­to já ficamos mais tranquilos. Tira um pouco do peso, vamos jogar mais leves”, disse Allan.

Para alcançar os 44 pontos, número ideal para fugir sem depender dos adversário­s, o Fluminense conseguiu a primeira das três vitórias necessária­s nas cinco rodadas finais. Agora, precisará melhorar seu retrospect­o em relação às últimas competiçõe­s.

Nesta década, em apenas um ano o Fluminense conseguiu três vitórias nas cinco rodadas finais. Foi na campanha de 2013, quando somou dez pontos. Mesmo assim, acabou o campeonato na zona de rebaixamen­to e foi salvo pelas punições a Portuguesa e Flamengo no STJD.

Em todas as outras edições, o Tricolor não obteve três vitórias. Chegou perto em 2011 e 2014, quando somou sete pontos. Se repetir esse desempenho em 2019, dependerá dos rivais.

Entretanto, nos últimos quatro anos, o retrospect­o é ainda pior. Em 2015, 2017 e 2018, o Fluminense conseguiu apenas uma vitória e um empate. E não venceu em 2016 (dois pontos). Nem mesmo na histórica campanha do título de 2012 o Tricolor fez grande reta final: cinco pontos porque nos últimos três jogos era campeão e tirou o pé.

Agora, o Tricolor pode mudar essa história. Afinal, já no primeiro jogo, contra o CSA, conquistou a primeira vitória. Terá mais quatro chances para somar os pontos necessário­s, a começar com o Palmeiras. “A conta é ganhar os quatro jogos que faltam. Tentar somar o máximo de pontos para nos livrarmos o mais rapidament­e possível”, completou Allan.

 ??  ?? Allan vê o Fluminense mais leve em campo após deixar a o Z-4 do Brasileiro
Allan vê o Fluminense mais leve em campo após deixar a o Z-4 do Brasileiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil