O Dia

Tijuca Tênis Clube pode dar lugar a um shopping

Conselho do Tijuca Tênis Clube decide hoje se espaço centenário poderá virar shopping center

- LUANA DANDARA luana.dandara@odia.com.br

Sócios farão protesto hoje para pressionar o conselho deliberati­vo a não aprovar proposta de transforma­ção do local, que guarda mais de cem anos de história, em centro de compras.

Com mais de cem anos de história, o Tijuca Tênis Clube (TTC) passará, hoje, por um veredito que pode impactar nos rumos do complexo poliesport­ivo. Os membros do Conselho Deliberati­vo decidirão se a proposta de transforma­r os 48 mil m² em um shopping seguirá para votação dos sócios. O clube, que fica próximo à Praça Saens Peña, é uma importante área de lazer para os tijucanos. A proposta divide os moradores e chegou até o Ministério Público, que ajuizou uma ação contra o TTC e a prefeitura por danos ambientais e ao patrimônio histórico.

“Reuniremos o conselho para detalhamen­to do empreendim­ento e votação. Com a decisão, vamos encaminhar ou não a proposta para o quadro

MP ajuizou ação contra o clube e a prefeitura para impedir construção do shopping

Eu frequento todos os fins de semana. É o único lugar para as mães trazerem os pequenos

PRISCILA PINHEIRO, sócia do clube

social votar a concessão do clube para a construção do shopping”, afirma o presidente do Conselho, Paulo Cinelli. “O projeto é para o clube não perder nada. Seriam dois anos de obras, com a construção de estacionam­ento, cinema, restaurant­es e lojas. É uma grande construção”, acrescenta.

Segundo ele, as quatro piscinas do clube seriam mantidas, enquanto as nove quadras de tênis e parte das seis quadras esportivas seriam construída­s em andares superiores dentro do shopping. O projeto é da BRMalls, também dona do Shopping Tijuca e Norte Shopping, que já pagou R$ 3 milhões para ter exclusivid­ade no empreendim­ento. Atualmente, há 10 mil sócios do TTC, sendo 3,5 mil sócios-proprietár­ios, que têm direito ao voto.

O Ministério Público Estadual (MPRJ) divulgou ontem que ajuizou uma ação civil pública para impedir o clube de construir qualquer projeto empreendim­ento imobiliári­o no local, com a fixação de multa diária de, no mínimo, R$ 50 mil. O órgão destaca que o Tijuca Tênis Clube possui notório valor social, ambiental e na drenagem das proximidad­es. As obras impactaria­m ainda, conforme o MP, nas duas estátuas tombadas no jardim do complexo poliesport­ivo e na Igreja Sagrados Corações, patrimônio tombado localizado em frente. O processo segue para a Justiça.

MANIFESTAÇ­ÃO

Hoje, às 18h, cerca de 200 pessoas contra a construção farão uma manifestaç­ão na porta do TTC. Um dos organizado­res do protesto ‘Shopping Não’, que preferiu não se identifica­r, reclama que o processo de concessão não tem sido transparen­te. “As pessoas que são sócias e frequentad­oras ficarão sem opção de lazer e de esporte na região. O clube tem uma história que seria destruída. Só quero salvar o lugar que amo”, pondera.

 ?? FOTOS DE ESTEFAN RADOVICZ ?? Localizado a poucos metros da Praça Saens Peña, o Tijuca Tênis Clube, fundado em 1915, é considerad­o um patrimônio dos moradores do bairro
FOTOS DE ESTEFAN RADOVICZ Localizado a poucos metros da Praça Saens Peña, o Tijuca Tênis Clube, fundado em 1915, é considerad­o um patrimônio dos moradores do bairro
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil