O Dia

Ruas são ‘invadidas’ por blocos

Gaviões é favorita da arquibanca­da no segundo dia. Mocidade, Vila Maria e Rosas de Ouro estão na briga

- > São Paulo

Fantasia de LED. Alegorias compostas por telões e QR Code. Passistas com batimento cardíaco monitorado na avenida. E até robô que caiu no samba. Se no primeiro dia dos desfiles das escolas de samba de São Paulo as agremiaçõe­s apostaram em mensagens políticas para conquistar o público, na segunda noite (sábado) no Sambódromo do Anhembi a plateia testemunho­u um verdadeiro Carnaval ‘high tech’. Pela reação, as inovações foram aprovadas. Em diversos momentos, os foliões cantaram os sambas-enredos e acenderam iluminador­es.

Embora a Gaviões tenha sido a favorita das arquibanca­das, os desfiles da segunda noite indicam uma disputa muito acirrada. Mocidade Alegre, Vila Maria e Rosas de Ouro também devem entrar forte na briga pelo título.

A Pérola Negra coroou a rainha de bateria, Samara Carneiro, com lâmpadas de LED. As luzes acendiam na medida em que ela sambava, levantando a plateia apesar do frio e da garoa fininha. A Gaviões da Fiel veio embalada pela estreia do carnavales­co Paulo Barros e o aniversári­o de 50 anos da escola. A escultura da ave-símbolo emitia ruído de arrepiar.

Com o enredo “Tempos Modernos”, foi a Rosas de Ouro quem levou o mundo digital ao limite do Carnaval. Em parceria com empresas de tecnologia e universida­de, a escola fez referência­s à criação das locomotiva­s e do automóvel. Um robô no meio da bateria distribuiu baquetas aos ritmistas.

>

O Carnaval de São Paulo também foi tomado por blocos. Na Avenida Dumont Villares, Zona Norte, houve “invasão” de Ritas Lees na pista com passagem do Ritaleena, bloco em homenagem à roqueira. Entre as fantasias mais repetidas estavam a da própria Rita Lee. Mas foliãs e foliões também passaram recado político. Muitos usavam tiara perguntand­o: “Votou em quem?”. Outras tinham brincos com “não é não”. Houve homenagem a vereadora Marielle Franco.

O QuilomboLa­b, com o rapper Emicida, ganhou a avenida, surpreende­ndo quem esperava apresentaç­ão de hip hop. O repertório foi de sambas de terreiro, sambas de partido-alto e outras variações pouco vistas em São Paulo. O cantor Criolo participou do cortejo. No início do trajeto, foi puxado coro de ‘fora Bolsonaro’.

Idealizado pelo jogador de futebol Daniel Alves, o bloco Good Crazy estreou no carnaval na Avenida Faria Lima, na zona oeste da capital. O bloco Bem Sertanejo, do cantor Michel Teló, arrastou multidão no Parque Ibirapuera.

 ?? FOTOS DE AFP ?? A Mocidade Alegre fez um desfile que exaltação às mulheres, com maquiagens fortes, carros com flores que desabrocha­vam e muito misticismo
FOTOS DE AFP A Mocidade Alegre fez um desfile que exaltação às mulheres, com maquiagens fortes, carros com flores que desabrocha­vam e muito misticismo
 ??  ?? Com Zeca Pagodinho entre os puxadores, Vila Maria uniu elementos digitais a adereços clássicos
Com Zeca Pagodinho entre os puxadores, Vila Maria uniu elementos digitais a adereços clássicos
 ??  ?? Samara, rainha da bateria da Pérola Negra
Samara, rainha da bateria da Pérola Negra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil