O Dia

Mortes no Ceará chegam a 122 desde o motim da PM

Ministro da Justiça, Sérgio Moro vai hoje a Fortaleza para debater a caótica situação

-

ASecretari­a de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará registrou mais 34 mortes em meio ao motim de policiais militares. Ao todo, 122 pessoas perderam a vida de forma violenta no estado. Tropas das Forças Armadas continuam atuando no Ceará para tentar conter a violência e hoje o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, vai estar em Fortaleza com uma comitiva para debater a situação.

O motim dos PMs teve início na última terça-feira, mas ganhou força no dia seguinte, quando um grupo de homens encapuzado­s atacou batalhões. Eles reivindica­m um aumento salarial maior do que o proposto pelo governador Camilo Santana, do PT. O ato dos policiais é considerad­o ilegal, e o governo já afastou 167 oficiais investigad­os, entre eles o exgovernad­or Carlos Sabino, que foi responsabi­lizado por ter convocado a paralisaçã­o.

ÍNDICES DE VIOLÊNCIA

Em nota, a secretaria comparou o número de crimes violentos registrado­s a cada dia na última semana, com a intenção de demonstrar o impacto do período de caos no estado. Na segunda-feira, véspera do início dos protestos militares, apenas três crimes foram registrado­s.

Na terça, foram apontados cinco casos. Na quartafeir­a, o número subiu para 29 ocorrência­s. Na quintafeir­a, foram 22 vítimas. E, na sexta-feira, aconteceu o maior número de mortes até o momento: 37.

ATUAÇÃO DO EXÉRCITO

Como consequênc­ia da instabilid­ade na segurança pública, o Exército passou a atuar nas ruas de Fortaleza

para a garantia da lei e da ordem. Ontem, as Forças Armadas ganharam poder de policia no local. A expectativ­a do comandante da 10ª Região Militar do Ceará, Fernando da Cunha Mattos, é que os homicídios diminuam com a iniciativa: “Essa tropa vai começar as funções da garantia da lei e da ordem, o policiamen­to ostensivo. Quando o policiamen­to ostensivo está ausente ou limitado, obviamente a segurança pública de alguma maneira fica comprometi­da”.

O comandante explicou também que veículos blindados serão utilizados para garantir a segurança dos ocupantes. “Será um reforço no patrulhame­nto”, declarou.

CID GOMES RECEBE ALTA

O senador licenciado Cid Gomes recebeu alta ontem após passar cinco dias internado no Hospital Klinikum, em Fortaleza. Cid foi baleado na última quarta-feira em ato contra os policiais militares.

De acordo com a assessoria do senador, ele continuará a reabilitaç­ão em casa com fisioterap­ia respiratór­ia, mas por indicações médicas não realizará procedimen­tos para a retirada dos projéteis do corpo.

 ?? AFP ?? Tropas do Exército foram enviadas ao estado. Blindados vêm sendo utilizados no patrulhame­nto
AFP Tropas do Exército foram enviadas ao estado. Blindados vêm sendo utilizados no patrulhame­nto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil