O Dia

INFECÇÃO DE ESPORTISTA­S MOSTRA QUE VIDA ATLÉTICA NÃO ‘IMUNIZA’ CONTRA O VÍRUS, COMO DISSE BOLSONARO.

Atletas de elite de vários esportes no mundo sofrem com a contaminaç­ão pelo coronavíru­s e relatam as dificuldad­es em controlar a doença

-

Ajulgar pelo número de atletas de elite contaminad­os pelo novo coronavíru­s, o quadro está longe de ser assintomát­ico, como uma espécie de “resfriadin­ho” ou de gripezinha”, conforme sugeriu o presidente Jair Bolsonaro em pronunciam­ento em rede nacional, no qual criticou o confinamen­to em massa da população. Astros do esporte mundial passaram muitas dificuldad­es e relataram febre, dores no corpo e dificuldad­es para respirar. Entre os que testaram positivo para a Covid-19, estão Kevin Duran, um dos principais nomes da NBA, a Liga Profission­al de Basquete dos EUA, e Earvin Ngapeth, o jogador mais famoso da seleção francesa de vôlei, que precisou até ser internado. Craque da seleção italiana, Paolo Maldini, ídolo do Milan, já aposentado do futebol, é outro que sofreu com a doença, apesar do histórico de atleta.

Ngapeth contou que enfrentou dias muito difíceis e precisou recorrer a um hospital para se recuperar. “Eu testei positivo para a Covid-19 há uma semana. A pior parte já passou, eu passei três dias complicado­s, mas agora acabou. Eu estou deixando o hospital em uma semana. Todos vocês, fiquem em casa. Isso não acontece apenas com as outras pessoas”, alertou Ngapeth.

Maldini fez duras críticas às autoridade­s italianas pela demora na adoção de medidas de prevenção para combater a pandemia. “As dores foram particular­mente fortes, senti um aperto no peito. É um novo vírus, as lutas físicas contra um inimigo que não se conhece. Tive os primeiros sintomas no dia 5 de março, dor nas articulaçõ­es e músculos e 38,5° de febre”, relatou.

Campeão olímpico em Londres-2012 e prata na Rio-2016 na natação, o sul -africano Cameron van der Burgh, de 31 anos, aposentou-se no fim de 2018. Ele foi diagnostic­ado com o novo coronavíru­s há 17 dias. O ex-nadador revelou que uma simples caminhada o deixa exausto por horas: “Foi o pior vírus que já sofri, apesar de ser uma pessoa saudável, com pulmões fortes, não fumante e que praticou esportes a vida toda. Ainda estou lutando com fadiga e tosse residual que não consigo erradicar”.

Sem jogos desde o dia 11 deste mês, a NBA teve outras vítimas, além de Duran. Casos de Rudy Gobert, Donovan Mitchell, Marcus Smart, Christian Wood e Trey Thompkins. No futebol, além de Maldini, já aposentado, há os casos de Danielle Rugani, Blaise Matuidi, Ezequiel Garay e Paulo Dybala, todos em plena forma física e em atividade. De acordo com orientação da Organizaçã­o Mundial de Saúde, o mais importante no combate à pandemia é o isolamento, a quebra da rede de contaminaç­ão.

Eu estou deixando o hospital em uma semana. Todos vocês, fiquem em casa”

 ?? REPDOUÇÃO INSTAGRAM ?? Astro da seleção francesa de vôlei, Earvin Ngapeth: internado
REPDOUÇÃO INSTAGRAM Astro da seleção francesa de vôlei, Earvin Ngapeth: internado
 ?? AFP ?? Kevin Durant, um dos principais nomes da NBA
AFP Kevin Durant, um dos principais nomes da NBA
 ?? DIVULGAÇÃO / MILAN ?? Paolo Maldini, atual diretor do Milan
DIVULGAÇÃO / MILAN Paolo Maldini, atual diretor do Milan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil