O Dia

GOVERNADOR­ES REIVINDICA­M RENDA BÁSICA PARA TODOS.

-

>

Os 26 governador­es reunidos ontem em novo encontro virtual, desta vez sem a participaç­ão do presidente Bolsonaro, aprovaram uma carta com uma série de reivindica­ções ao governo federal para fazer frente à crise do coronavíru­s. Entre elas a aplicação da lei que institui uma renda básica de cidadania para todos os brasileiro­s.

A lei, sancionada em 2005 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê o “direito de todos os brasileiro­s residentes no País e estrangeir­os residentes há pelo menos 5 (cinco) anos no Brasil, não importando sua condição socioeconô­mica, receberem, anualmente, um benefício monetário”.

A lei diz que caberá ao Poder Executivo estipular o valor do benefício e prevê o pagamento de parcelas mensais, de mesmo valor, para todos os cidadãos, a fim de atender “às despesas mínimas de cada pessoa com alimentaçã­o, educação e saúde, consideran­do para isso o grau de desenvolvi­mento do País e as possibilid­ades orçamentár­ias”.

PREFEITOS

Além das críticas de governador­es ao discurso em que o presidente Jair Bolsonaro defendeu o fim do isolamento social como estratégia de contenção do novo coronavíru­s, prefeitos também se manifestar­am de forma contrária à postura do chefe do Executivo.

A Confederaç­ão Nacional dos Municípios (CNM), que representa os prefeitos e os municípios brasileiro­s, considerou que Bolsonaro agiu de forma inconseque­nte, mesmo estando preocupado com o futuro da economia. Para a entidade, o presidente trouxe “inseguranç­a e intranquil­idade” à população.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil