O Dia

Clima de pandemia na política

Após o lançamento da campanha ‘O Brasil não pode parar’, governante­s demonstram insatisfaç­ão com o presidente Jair Bolsonaro e cobram respostas e posicionam­ento da União

- O QUE EU PRECISO SABER

nistrativa ao atacar recomendaç­ões da OMS e do próprio Ministério da Saúde. Witzel afirma, contudo, que o momento não é adequado a um impeachmen­t.

A reação mais forte partiu de João Doria, de São paulo. Ele chamou Bolsonaro de irresponsá­vel. “Enquanto alguns preferem desprezar vidas, não é racional fazer política com saúde, com a vida das pessoas, especialme­nte, as mais pobres e vulnerávei­s. O mundo inteiro está errado e o único certo é o presidente Bolsonaro?”, questionou.

O presidente retrucou afirmando que alguns querem “fazer número político” sobre as contaminaç­ões e mortes por Covid-19. Ele chegou duvidar dos dados da Secretaria de Saúde de SP e afirmou: “Não estou acreditand­o nesses números”.

Chrystina Barros, pesquisado­ra em Saúde do grupo técnico de Enfrentame­nto a Covid-19 da UFRJ, lembrou a O DIA que outros países, como Inglaterra e Itália, tentaram outra estratégia, mas acabaram voltando ao isolamento.

O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, pediu desculpas à população por ter apoiado a campanha “Milão não para”. No momento da campanha a Itália tinha 14 mortes pela Covid-19, atualmente o pais já soma mais de nove mil vítimas da doença.

Witzel considerou a estratégia de Bolsonaro “desastrosa”

O presidente deveria, em cadeia nacional, corrigir o equívoco, o que não impede de responsabi­lidade”

 ??  ??
 ??  ?? João Doria chamou o presidente Bolsonaro de irresponsá­vel
João Doria chamou o presidente Bolsonaro de irresponsá­vel
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil