O Dia

Paes garante que provará inocência sobre acusações

Ex-prefeito do Rio afirma que denúncia aceita pela Justiça sobre o Parque Deodoro veio de dedução de delator, que tenta se beneficiar

-

O ex-prefeito Eduardo Paes se defendeu, em vídeo obtido por O DIA (veja em www.odia. com.br), de acusações de corrupção passiva, fraude em licitação e falsidade ideológica, em processo por suposto direcionam­ento na licitação na construção do Complexo de Deodoro nas Olimpíadas de 2016. A 3ª Vara Federal aceitou denúncia contra Paes, précandida­to nas eleições deste ano, e outras 26 pessoas. “Vou provar minha inocência e que sem a construção do Parque de Deodoro, nós não teríamos o mesmo sucesso com os Jogos Olímpicos”, alegou.

Segundo o MPF, o favorecime­nto teria ocorrido na licitação para a construção das arenas da área norte do complexo, ao custo de R$ 660 milhões, e um consórcio formado pelas construtor­as Queiroz Galvão e OAS venceu a licitação.

“Essa denúncia se baseia na delação do senhor Leo Pinheiro, então executivo da OAS. A única afirmação que faz é que eu teria pedido a ele que se associasse à empresa Queiroz Galvão para que ela pudesse participar da licitação para construir o Complexo de Deodoro, já que ela (empresa) não tinha certificad­o para construir estádios. Com isso, esse cara deduz que a licitação já estaria dirigida a Queiroz Galvão. Em nenhum momento esse Leo Pinheiro faz referência a qualquer ato da minha parte que pudesse justificar denúncia de corrupção. Ele não diz que eu pedi vantagem, valores ou qualquer coisa. A única coisa da delação, típica da cabeça de um criminoso que está preso e recebendo benefícios por isso, que em razão de pedido que eu não fiz eu estaria buscando favorecer a Queiroz Galvão”, diz Paes.

O ex-prefeito informou que esses atos “devem ser explicados ao longo do processo”. “Esse ato me causa estranheza e indignação porque sempre surgem às vésperas de campanhas eleitorais. Eu quero reafirmar que confio no Judiciário e nas instituiçõ­es brasileira­s e não serão essas tentativas de politizare­m suas funções que vão me inibir a participar da campanha eleitoral”, disse.

 ?? ARQUIVO O DIA ?? Paes se defendeu de acusações feitas em delação de Léo Pinheiro
ARQUIVO O DIA Paes se defendeu de acusações feitas em delação de Léo Pinheiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil