O Dia

Contágio de solidaried­ade

Com mais três favelas com casos da Covid-19, cresce na cidade uma onda de ajuda mútua

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@odia.com.br

Depois do primeiro caso confirmado do novo coronavíru­s na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, mais três comunidade­s da capital tiveram pessoas infectadas: Vidigal, na Zona Sul, Manguinhos e Parada de Lucas, ambas na Zona Norte, segundo o painel oficial da Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, se acende o sinal de alerta para a evolução de vítimas nessas áreas. Porém, com a preocupaçã­o também chega uma onda de solidaried­ade de moradores e pessoas de diversas regiões que têm feito campanhas e mutirões de doação de kits de higiene, limpeza e alimentos.

Um desses movimentos é da Central Única das Favelas (Cufa), organizaçã­o sem fins lucrativos que atua em comunidade­s de todo o Brasil. Ontem, representa­ntes da central estiveram nas favelas do Barro Branco e Vila Operária, ambas de Duque de Caxias, na Baixada.

“Essa ajuda veio na hora certa. Já estava preocupada como ia fazer para alimentar meus dois filhos e fui abençoada com essas cestas básicas. Peço que mais instituiçõ­es façam esse movimento”, disse a cozinheira Jurema Cruz, de 47 anos.

José Antônio Trajano, liderança do Jardim Barro Branco, ajudou na entrega de produtos. “Só temos a agradecer, pois muitos moradores estavam nos falando do medo de não ter o que comer”, conta.

Na Cidade de Deus, o esforço tem sido redobrado desde o primeiro caso confirmado. Inúmeras lideranças criaram a Frente CDD para evitar a proliferaç­ão e a recomendaç­ão de ficar em casa. Segundo João Felix, 19 anos, um dos representa­ntes da Frente CDD, além das orientaçõe­s, o grupo montou campanha de recolhimen­to de alimento, material de limpeza e higiene pessoal para doar de porta em porta. “A gente sabe que muitos moradores não estão saindo para trabalhar, por recomendaç­ão das autoridade­s, mas com isso ficam sem ter o que comer. Há locais mais críticos, que mesmo antes da pandemia, já necessitav­am de doações”, afirma.

Já foram entregues mais de mil kits, em doações que são feitas todos os dias, sem ponto fixo para evitar aglomeraçõ­es. “A chegada do coronavíru­s aqui mostrou como o Estado se faz ausente nas favelas e como essa ausência de política pública nos deixa vulnerávei­s. Precisamos cobrar das autoridade­s a atuação em resposta ao combate ao vírus”, diz João.

No Complexo do Alemão, o Coletivo de Papo Reto se prepara para fazer doações. Além disso, a equipe percorre a comunidade com alertas sobre os principais cuidados. “Estamos preparando a equipe sobre como fazer a distribuiç­ão sem ser mais um agente transmisso­r para a população”, diz Thainã de Medeiros, articulado­r de políticas de segurança pública e saúde do Papo Reto.

CUFA

Doação por vaquinha online (https:// bit.ly/3dBp2R8) ou pelos bancos Bradesco, agência 0087, conta 3582-3, ou Itaú, agência 0402 e conta 17369-4. CNPJ :06.052.228/0001-01.

NFRENTE CDD

NuConta de Fabiano de Almeida Marcellino, portador do CPF 085.512.587-02. Na agência 0001 e conta 39690041-1. Confira também www.instagram.com/frentecdd/.

NCOLETIVO PAPO RETO

Doação pelo https://app.picpay.com/ user/cpapo_reto ou pelo Banco Inter, agência 0001-9 e conta 1616945-0: Lana Carla Pereira de Souza, CPF 125.700.687-80.

NEssa ajuda veio na hora certa. Já estava preocupada como ia fazer para alimentar meus dois filhos.

 ??  ?? O Vidigal, na Zona Sul do Rio, é mais uma comunidade que registrou caso de coronavíru­s
O Vidigal, na Zona Sul do Rio, é mais uma comunidade que registrou caso de coronavíru­s
 ?? DIVULGAçãO ?? Frente CDD doa kits de higiene, limpeza e alimentos na Zona Oeste
DIVULGAçãO Frente CDD doa kits de higiene, limpeza e alimentos na Zona Oeste
 ?? DIVULGAçãO ?? Boas ações se espalham por comunidade­s
DIVULGAçãO Boas ações se espalham por comunidade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil