O Dia

Justiça veta campanha pelo fim da quarentena

Juíza federal proibiu governo Bolsonaro de divulgar peça publicitár­ia ‘O Brasil não pode parar’ e qualquer outra sem embasament­o técnico

- RENAN SCHUINDT renan.schuindt@odia.com.br

AJustiça Federal no Rio proibiu o governo federal de divulgar a campanha publicitár­ia ‘O Brasil Não Pode Parar’, que incentiva a população a deixar o isolamento social durante a pandemia do coronavíru­s. A liminar foi proferida ontem pela juíza Laura Bastos Carvalho, no plantão judiciário, e atendeu ao pedido feito na última sexta-feira pelo Ministério Público Federal (MPF). O governo chegou a fazer algumas postagens em suas redes sociais, mas após a repercussã­o negativa apagou as publicaçõe­s.

Na decisão, a magistrada impediu o Executivo de veicular a peça, seja “por rádio, televisão, jornais, revistas, sites ou qualquer outro meio, físico ou digital”. O descumprim­ento pode acarretar em multa de R$ 100 mil.

Também proibiu a veiculação de “qualquer outra (peça) que sugira à população comportame­ntos que não estejam estritamen­te embasados em diretrizes técnicas, emitidas pelo Ministério da Saúde, com fundamento em documentos públicos, de entidades científica­s de notório reconhecim­ento no campo da epidemiolo­gia e da saúde pública”.

O MPF acionou a Justiça após o presidente Jair Bolsonaro defender a reabertura do comércio e de escolas, além do isolamento apenas de pessoas que integram o grupo de risco. O governo chegou a contratar por R$ 4,8 milhões a agência iComunicaç­ão para produzir a campanha, segundo a OAB. A contrataçã­o foi classifica­da como “emergencia­l” pela União e, por isso, não passou por licitação.

A campanha foi iniciada no Instagram do governo, por meio da hasgtag #OBrasilNão­PodeParar. Um narrador cita categorias profission­ais que deveriam retornar às atividades. “Para os pacientes das mais diversas doenças e os heroicos profission­ais de saúde que deles cuidam, para os brasileiro­s contaminad­os pelo coronavíru­s, para todos que dependem de atendiment­o e da chegada de remédios e equipament­os, o Brasil não pode parar. Para quem defende a vida dos brasileiro­s, saúde e dignidade, o Brasil definitiva­mente não pode parar”, dizia o narrador.

 ?? MARCOS CORRÊA/PR ?? Jair Bolsonaro quer que pessoas fora do grupo de risco vão ao trabalho e às escolas
MARCOS CORRÊA/PR Jair Bolsonaro quer que pessoas fora do grupo de risco vão ao trabalho e às escolas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil