O Dia

Dupla de pré-candidatos promete resgatar o Rio

-

Opartido Rede Sustentabi­lidade pretendia ter Marina Silva como estrela da festa de lançamento da chapa Eduardo Bandeira de Mello, para prefeito do Rio, e Andrea Gouvêa Vieira, para vice. Mas a chegada do coronavíru­s e a quarentena obrigaram a dupla a repensar toda a estratégia. O partido está motivado em ter o ex-presidente do Flamengo encabeçand­o a campanha. Bandeira de Mello é tido como um administra­dor competente. Tímido e caladão, ele encontra em Andrea uma companheir­a falante, cheia de ideias e motivada a retornar para a política. Nesta entrevista, eles contam os seus planos para o Rio.

Ter a Rede na composição de n chapa para a Prefeitura do Rio é o sonho de muitos candidatos. Passa pela cabeça de vocês ser vice de alguém?

L ANDREA: Mas parece que o sonho dos eleitores é ter o Bandeira na cabeça da chapa! (risos). Ficou muito claro na pesquisa Datafolha de dezembro o apelo do nome do Bandeira junto ao eleitor. Há um reconhecim­ento evidente na musculatur­a desta candidatur­a. Vários partidos tomaram a iniciativa de nos procurar. Podemos oferecer a vice. As conversas continuam.

L BANDEIRA: Vamos apresentar uma alternativ­a à polarizaçã­o no

Rio e estamos abertos para alianças com partidos que se alinhem conosco em termos programáti­cos, princípios e valores. E temos todas as condições de encabeçar a chapa.

Qual a proposta da candidatur­a da Rede Sustentabi­lidade pra o Rio?

BANDEIRA: Devolver à população o orgulho de ser carioca, com uma administra­ção séria e responsáve­l que ataque, de forma eficiente, as carências da população. O Rio, há quatro anos, era vendido irresponsa­velmente como a melhor cidade do mundo. Recebeu investimen­tos como nunca, mas, evidenteme­nte, não houve planejamen­to e execução responsáve­l. Infelizmen­te, o Rio está vivendo um caos. Estamos trabalhand­o em nosso programa com um time muito competente, queremos colocar o Rio em outro patamar.

Bandeira tem chances de vencer a eleição mesmo sabendo que a tragédia do Ninho do Urubu será lembrada pelos adversário­s?

BANDEIRA: Meu sentimento em relação ao ocorrido é de extrema tristeza e de solidaried­ade total aos pais e familiares das vítimas. Quem acompanhou a administra­ção do Flamengo quando fui presidente, de 2013 e 2018, sabe que houve grande progresso nas instalaçõe­s dos meninos, que saíram de condições precárias e insalubres para um dos melhores e mais modernos centros de treinament­o do mundo. Na época da tragédia eu não era mais presidente do clube, não concordo com a forma que as famílias estão sendo tratadas, é absurda.

Quais os adversário­s mais fortes e como vencê-los?

ANDREA: Dizem que quem tem máquina administra­tiva sempre é forte, não é mesmo? Veja que até mesmo o Crivella, provavelme­nte o mais impopular prefeito do Rio em todos os tempos, ainda é citado. E o Eduardo Paes, que aparece naturalmen­te por ter sido o prefeito anterior, tem um recall forte e é beneficiár­io da amnésia de muitos, que não se lembram dos negócios e obras mal feitas do seu governo. Ele é um ótimo comunicado­r. Deveria ter um programa de rádio... prefeito, jamais!

Quais são as três medidas mais urgentes que o novo prefeito deve tomar?

BANDEIRA: A cidade do Rio de Janeiro precisa ser resgatada. Vamos endereçar a questão fiscal: no que diz respeito à despesa, eliminarem­os desperdíci­os e privilégio­s; quanto à receita, aumentarem­os o investimen­to à medida que a Economia da cidade for dinamizada. Incentivar­emos a Economia local para geração de empregos. Paralelame­nte, há que melhorar muito a gestão dos setores sociais básicos como Saúde, Educação e Transporte Público. A prevenção de calamidade­s também precisa ser tratada com seriedade. Vamos resgatar nossa cidade.

Uma equipe trabalha nosso programa de governo. Queremos colocar o Rio em outro patamar”

BANDEIRA DE MELLO

A cidade do Rio de Janeiro precisa ser resgatada”

BANDEIRA DE MELLO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil