O Dia

Isolamento vertical na berlinda

Especialis­tas alertam para o risco de o Brasil adotar modelo de recolhimen­to só de grupos de riscos

-

Acrise do coronavíru­s levou a maioria dos estados a adotar medidas para diminuir o aumento dos casos. A principal delas é o isolamento horizontal, com todos os indivíduos dentro de casa — só podem quem trabalha em serviços essenciais. Entretanto, o Ministério da Saúde, desde a última semana, tem pregado posições dúbias, ora defendendo o recolhimen­to total, ora a quarentena vertical — somente para grupos de risco. Esta última posição é questionad­a por especialis­tas.

Médico do Hospital Universitá­rio da UFRJ, Alberto Chebabo explica que, diferentem­ente do isolamento horizontal, O recolhimen­to vertical — para grupo de risco, como idosos com 60 anos ou mais, hipertenso­s, diabéticos e aqueles com insuficiên­cia renal, doença respiratór­ia crônica ou cardiovasc­ular —, não é eficaz.

“Filhos e netos vão contaminar o grupo de risco por estarem com atividades normais e expostos ao vírus. O Brasil não tem sistema de Saúde capaz de atender a todos os pacientes, que serão muito maior devido à exposição”, explicou.

O infectolog­ista Marcos Lago não nega a eficácia do modelo para doenças com transmissã­o controlada­s, mas para a Covid-19 recomenda-se manter o isolamento social. Segundo ele, com a troca agora, em pouco mais de um mês, o país teria mais de 100 mil casos confirmado­s, seguindo a curva de infectados da Itália.

“O Brasil está num momento especial. Apesar de já ter hospitais cheios no Rio e São Paulo, consegue segurar a explosão para evitar que chegue a mais cidades. Se quebrar o isolamento, temo que o contágio comece a entrar pelo país”, afirmou.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO ?? Casal caminha no calçadão do Leme: medida de isolamento horizontal afetaria apenas pessoas do grupo de risco, como os idosos acima de 60 anos, entre outros
DANIEL CASTELO BRANCO Casal caminha no calçadão do Leme: medida de isolamento horizontal afetaria apenas pessoas do grupo de risco, como os idosos acima de 60 anos, entre outros
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil