O Dia

Bolsonaro ignora apelo e dá giro por lojas do DF

Passeio do presidente contradiz a orientação de Mandetta e gera críticas

- > Brasília

Menos de 24 horas após Mandetta defender a restrição de circulação, presidente reuniu apoiadores em passeio: “Vamos enfrentar o vírus com a realidade. É a vida. Todos nós iremos morrer um dia”, disse ele.

Opresident­e Jair Bolsonaro voltou ontem a provocar polêmica. O passeio que fez por Brasília, na manhã de ontem, foi alvo de críticas, principalm­ente de parlamenta­res do Congresso. Bolsonaro saiu de carro da residência oficial do Palácio da Alvorada e passou por pontos do comércio da capital federal. Depois, foi ao Hospital das Forças Armadas. Para os deputados, a iniciativa foi um gesto de “irresponsa­bilidade”, “provocação a Mandetta” e até mesmo crime de responsabi­lidade.

A saída de Bolsonaro pelo comércio, onde falou com populares, aconteceu um dia após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçar medidas de isolamento e pedir que o presidente não menospreza­sse a gravidade da pandemia.

“Temos um problema do vírus. Ninguém nega isso daí. Devemos tomar os devidos cuidados com as pessoas do grupo de risco. Agora, o emprego é essencial”, declarou o presidente ao voltar do passeio.

Bolsonaro criticou ainda a forma como a pandemia está sendo combatida em todo o mundo. E chegou a declarar que “todos iremos morrer um dia”: “Vamos ter que enfrentar (o vírus) como homem, p... Não como um moleque. Vamos enfrentar com a realidade. É a vida. Tomos nós iremos morrer um dia. Queremos poupar a vida? Queremos. Na parte da economia, o Paulo Guedes tá gastando dezenas de bilhões de reais, que é do Orçamento, que é dinheiro do povo, se bem que nem dinheiro é”.

Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado ontem, o país já contabiliz­a 136 mortes e 4.256 casos confirmado­s de coronavíru­s. Em relação ao sábado, são mais 22 mortes e 352 novos casos confirmado­s.

O vírus está aí. Vamos ter que enfrentálo, mas enfrentar como homem. Não como um moleque

Vamos enfrentar o vírus com a realidade. É a vida. Todos nós iremos morrer um dia. Queremos poupar a vida? Queremos

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) foi um dos críticos. “O ‘rolezinho’ do presidente, além de uma irresponsa­bilidade, é péssimo exemplo e provocação ao Mandetta, que tem sido voz de lucidez no governo no combate ao coronavíru­s”, disse.

Oposição, a bancada do PT também se manifestou. O deputado Paulo Pimenta (RS) chamou Bolsonaro de ‘Capitão Corona’, e disse que o presidente afrontava todos os procedimen­tos orientados pelos organismos de Saúde. Marcelo Freixo (Psol-RJ) foi mais um a comentar. O parlamenta­r lamentou o que classifico­u como falta de “bom senso” e de “caráter” do chefe do Executivo.

Presidente nacional do Cidadania, o deputado federal Roberto Freire (SP) compartilh­ou postagens que censuravam o passeio do presidente. Em uma delas, um seguidor o perguntava: “Gente, sou só eu que está vendo essa loucura? Onde isso vai parar?”. Freire respondeu: “Surreal, mas, infelizmen­te no Brasil, por malefício de Bolsonaro, é real”.

Devemos tomar os devidos cuidados com as pessoas do grupo de risco. Agora, o emprego é essencial

JAIR BOLSONARO, Presidente da República

 ??  ??
 ?? REPRODUÇÃO / TWITTER ??
REPRODUÇÃO / TWITTER
 ??  ?? Bolsonaro foi a pontos do comércio no bairro Sudoeste, em Brasília, e cumpriment­ou populares
Bolsonaro foi a pontos do comércio no bairro Sudoeste, em Brasília, e cumpriment­ou populares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil