O Dia

BANCÁRIOS TEMEM CONTÁGIO COM AGLOMERAÇÕ­ES NAS AGÊNCIAS.

- LUCAS CARDOSO lucas.cardoso@odia.com.br

Bancários de todo o Estado do Rio estão com medo de contrair a Covid-19 devido a aglomeraçõ­es nas agências. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Rio, mais da metade da classe continua trabalhand­o presencial­mente em regime de revezament­o. E mesmo com horário de fechamento reduzido em duas horas, as filas ainda são um problema.

“A gente abastece máquina, pega em dinheiro, vai pro caixa, organiza fila. Então é muito contato direto com as pessoas. A realidade das agências em dias de pagamento dos aposentado­s é praticamen­te uma bomba relógio de contágio. Um risco tremendo para todos”, denunciou a funcionári­a de uma agência em Copacabana.

Já o correntist­a José Américo, de 65 anos, que faz parte do grupo de risco do novo coronavíru­s, precisou esperar em longa fila na porta de uma agência próxima ao Largo do Bicão, na Vila da Penha. “Eles não explicam nada, vai todo mundo entrando e a única pessoa que presta informação está dentro da agência. Eu só queria ir ao caixa eletrônico e acabei exposto”, criticou, que procurou a agência para sacar a aposentado­ria.

De acordo com o Sindicato dos Bancários, uma das principais reivindica­ções atualmente é a instauraçã­o de um atendiment­o por agendament­o só para casos de extrema necessidad­e.

Procurados, Itaú, Santander e Bradesco respondera­m que orientam o uso dos canais digitais aos clientes e limitou o acesso nas agências, além de organizar filas na parte externa, orientando distância mínima de um metro e meio. O Itaú informou ainda que afastou trabalhado­res do grupo de risco e oferece horário diferencia­do para aposentado­s. O Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal não se pronunciar­am até o fechamento da edição.

 ??  ??
 ?? RICARDO CASSIANO ?? Sindicato dos Bancários pede atendiment­o por agendament­o para casos extremos
RICARDO CASSIANO Sindicato dos Bancários pede atendiment­o por agendament­o para casos extremos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil