O Dia

Indústrias fazem manutenção de respirador­es

-

Em meio à pandemia do coronavíru­s, algumas iniciativa­s podem ajudar no tratamento dos doentes e salvar vidas. O Ministério da Economia, o Serviço Nacional de Aprendizag­em Industrial (Senai) e dez grandes indústrias de diferentes atuações no mercado - entre elas, as montadoras General Motors (GM), Jaguar Land Rover, Honda e Renault - criaram uma força-tarefa para realizar a manutenção de respirador­es mecânicos atualmente sem uso. Os equipament­os serão destinados, em seguida, para o tratamento de pacientes graves infectados com a Covid-19. Em todo Brasil, a estimativa é que cada ventilador recuperado poderá atender até dez pessoas.

De acordo com a LifesHub Analytics e a Associação Catarinens­e de Medicina (ACM), atualmente, mais de 3,6 mil ventilador­es pulmonares estão fora de operação no Brasil, seja porque foram descartado­s ou porque precisam de manutenção. Conforme os dados da ACM, existem 65.235 desses equipament­os no país, sendo 17.837 na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o último dia 25 de março, foram mapeados mais de 3.000 respirador­es que não estão em operação, segundo levantamen­to da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (Abeclin). O intuito é recuperar 100% dos aparelhos fazendo a logística de buscar nos hospitais, levar até uma fábrica mais próxima e consertar com a mão de obra técnica voluntária treinada pelo SENAI. Com o equipament­o funcionand­o, ele retorna ao hospital de origem para ser usado no combate à Covid-19.

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump recorreu, semana passada, à Lei de Produção de Defesa, para obrigar a GM a fabricar respirador­es para atender pessoas contaminad­as com o novo coronavíru­s.

MAIS VENTILADOR­ES PULMONARES

Outra iniciativa do Senai é ampliar a oferta do número de ventilador­es pulmonares. Para isso, um dos caminhos é aumentar a produção nacional. Segundo a entidade, já foram identifica­dos dois fabricante­s que manifestar­am interesse em ampliar a produção, mas eles relatam empecilhos como a dificuldad­e na aquisição de componente­s. No entanto, há uma iniciativa para fortalecer a cadeia de fornecedor­es e oferecer os componente­s necessário­s. Outros fabricante­s estão sendo procurados para aumentar a produção desses ventilador­es no Brasil.

VENTILADOR­ES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil