O Dia

RECEITA ADIA PRAZO DE ENTREGA DO IMPOSTO DE RENDA PARA 30 DE JUNHO.

Para evitar circulação de pessoas, Receita Federal dá mais tempo para contribuin­tes

-

Os contribuin­tes terão mais tempo para poder acertar as contas com o Leão do Imposto de Renda este ano. Devido à pandemia do novo coronavíru­s, a Receita Federal informou ontem que o prazo para entrega das declaraçõe­s do IR pessoa física referente ao ano-base 2019 foi prorrogado para o dia 30 de junho. Inicialmen­te, a data limite era de 30 de abril.

Segundo José Tostes, secretário especial da Receita Federal, a decisão foi tomada por causa das restrições à circulação da população necessária ao combate da Covid-19. Devem declarar residentes no Brasil que tiveram, no ano passado, rendimento­s tributávei­s acima de R$ 28.559,70.

“As pessoas não estão conseguind­o sair para pegar os documentos necessário­s”, disse ontem Tostes em entrevista em Brasília.

O secretário não informou, no entanto, como vai ficar o calendário de pagamento da restituiçõ­es do IR. O primeiro lote estava previsto sair em 29 de maio. A Receita espera receber 32 milhões de declaraçõe­s neste ano.

De acordo com o secretário, 27% dos contribuin­tes já entregaram a declaração. “Contribuin­tes relatam dificuldad­es de acesso a documentos necessário­s para declaração do IR, por isso tomamos essa decisão”, completou o secretário.

Tostes anunciou ainda que o governo vai zerar a alíquota do IOF que incide sobre operações de crédito por 90 dias e o adiamento do pagamento de tributos federais para empresas. Já a desoneraçã­o do IOF foi adotada para baratear as linhas de financiame­nto para reduzir o impacto econômico da pandemia. A medida custará R$ 7 bilhões ao governo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil