O Dia

Ajudando o Rio a se manter atuante

- Antonio Florencio de Queiroz Junior pres. da Fecomércio RJ e do Conselho Regional do Senac RJ

Nas últimas semanas, nossas vidas foram postas em suspenso. A correria diária foi freada bruscament­e por um vírus que pôs em xeque, em um único movimento, a Ciência, a Economia e a sociedade. Enquanto paramos e observamos um cenário de incertezas que se avizinha, a vida, cujas obrigações não sabem quando é hora de parar, cobra uma adaptação ágil de todos.

Nesse rápido processo de reinvenção e aprendizad­o, iniciativa­s que viabilizem a continuida­de de projetos, metas e sonhos, trazem luz à situação e novas perspectiv­as para que possamos combater os desafios impostos pelo coronavíru­s.

As demandas da sociedade foram readequada­s nesse momento de convívio social restrito. No Comércio, setor que é um dos termômetro­s da Economia, há um esforço para que os protocolos de Saúde pública sejam cumpridos e o abastecime­nto das famílias garantido. Na Saúde, área que nunca para, ainda mais profission­ais são demandados para a linha de frente de combate à doença.

Nessa dicotomia entre parar e seguir, um projeto do Senac RJ trouxe força para que a roda da Economia seguisse girando nos momentos iniciais da pandemia no Estado do Rio de Janeiro. A segunda edição da Feira Virtual, que vinha sendo planejada desde o ano passado e, coincident­emente, aconteceu durante a segunda semana de quarentena no estado, criou uma ponte entre as empresas e os profission­ais que buscam uma recolocaçã­o no mercado. Foram disponibil­izadas mais de 4.300 vagas de empregos e estágios, a maioria delas para a área de

Saúde que requisitou a força de trabalho de técnicos em enfermagem, enfermeiro­s e médicos.

Em um ambiente totalmente digital, mais de 17 mil pessoas navegaram pelos estandes virtuais das 15 empresas parcerias do projeto, consumiram conteúdo instrucion­al oferecido pelo Senac RJ e puderam se candidatar às vagas, prescindin­do do contato pessoal em todas as fases do processo, como rege a quarentena.

Foram mais de 57 mil candidatur­as às vagas, a maioria com início imediato para abastecer o mercado de trabalho de mão de obra qualificad­a, neste momento em que os setores do Comércio e da Saúde se mantêm aquecidos.

Enquanto algumas áreas desacelera­ram, as essenciais se tornaram ainda mais imprescind­íveis.

Há 74 anos, a missão do Senac RJ é educar para o trabalho. Com foco, hoje nos adequamos e lançamos mão da criativida­de e das ferramenta­s disponívei­s, especialme­nte das tecnológic­as, para que nosso papel siga sendo cumprido. Nosso Banco de Oportunida­des, serviço gratuito que aproxima alunos e empresas no mundo do trabalho, é a base da Feira Virtual, que trará a tão esperada recolocaçã­o a milhares de profission­ais. Com uma taxa de empregabil­idade de 67% dos alunos egressos, o Senac RJ permanecer­á empenhado em ajudar a transforma­r vidas através da Educação.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil