O Dia

Rio foi o 3º estado a ter mais pedidos de seguro-desemprego em junho. Saiba como pedir o benefício.

Requerimen­tos chegaram a 52 mil. Estado fica atrás apenas de SP e Minas

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@odia.com.br

Diante ainda da crise provocada pela pandemia do coronavíru­s (covid-19), o número de pedidos de segurodese­mprego chegou a mais de 653 mil em junho. Porém, segundo divulgou o Ministério da Economia ontem, o resultado representa uma queda de 32% na comparação com maio, em que foram contabiliz­ados mais de 960 requerimen­tos. No Rio, o número de pedidos foi de mais de 52 mil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, respectiva­mente. Para enfrentar a pandemia e a consequênc­ia do desemprego, especialis­ta indica adoção de medidas urgentes do governo.

Em todo o Brasil, o número de requerimen­tos de segurodese­mprego na comparação com junho de 2019 teve um aumento de 28,4%. No ano passado, foram 508.886 pedidos. A maior parte dos requerimen­tos foi feito através da internet, seja por meio do portal do governo ou do aplicativo (confira no quatro ao lado como pedir o seguro-desemprego).

Quanto ao perfil dos trabalhado­res que pediram o seguro-desemprego, 39,6% são mulheres e 60,4% homens. Em relação a faixa etária que concentrav­a a maior proporção de requerente­s é de 30 a 39 anos de idade, com cerca 32% dos pedidos. Em termos de escolarida­de, 59,9% têm ensino médio completo. Sobre o setor econômico que mais represento­u esses pedidos, estão serviços (41,7%), comércio (25,4%) e indústria (18,7%).

Tanto o estado quanto o município que já enfrentava­m números altos de desemprego tem um desafio para enfrentar a crise da pandemia. Para Fernando Lobo, analista de recrutamen­to, os governos municipais e estaduais precisarão de políticas públicas. “No Rio não existe ações voltadas para a geração de emprego. Para resolver o problema do desemprego a curto prazo, somente com ação forte do Estado fazendo grandes obras. Abre-se grandes frentes de trabalho em diversos locais”, afirma ele.

Ainda de acordo com Lobo, já a médio e longo prazo, o turismo será fundamenta­l para a retomada da economia.

 ?? ARTE O DIA ??
ARTE O DIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil