O Dia

Decreto deve sair na semana que vem

-

●O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também presente à videoconfe­rência de Mourão e investidor­es, informou que na próxima semana deverá estar “pronto” para assinatura de Bolsonaro um decreto suspendend­o a autorizaçã­o para o uso de fogo na Amazônia por 120 dias. O ministro disse ainda que a proibição será total na Amazônia e no Pantanal, enquanto nos demais biomas haverá exceções já previstas na legislação.

Mourão também comentou as negociaçõe­s com Noruega e Alemanha para a retomada dos investimen­tos no Fundo Amazônia, que financia projetos de estados, municípios e da iniciativa privada para o desenvolvi­mento sustentáve­l da Amazônia Legal.

Noruega e Alemanha contribuem juntas para mais de 90% do total do fundo administra­do pelo Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social (BNDES). Porém, os dois países suspendera­m os repasses no ano passado, após a crise das queimadas na floresta e discordânc­ias com a política ambiental do governo.

Mas, segundo Mourão, se o Brasil apresentar “dados consistent­es” em áreas como queimadas, o dinheiro tende a ser investido outra vez. “A gente conseguind­o no segundo semestre apresentar resultados positivos em relação as queimadas, é algo que pode ser colocado na mesa de negociação, dizendo ‘ó, estamos cumprindo a nossa parte, agora vocês voltem a cumprir a de vocês’, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil