O Dia

Painel aponta alto índice de óbitos por covid em favelas

Com dados de 25 regiões, grupo da sociedade civil visa apoiar a ação de movimentos comunitári­os

-

As favelas do Rio, em conjunto com a organizaçã­o Comunidade­s Catalisado­ras (ComCat) lançaram, ontem, o ‘Painel Unificador Covid-19 nas Favelas’, elaborado com dados de 25 regiões. O levantamen­to aponta que os números oficiais da Prefeitura do Rio são inferiores ao verificado pelo grupo. Eles mostram que, atualmente, há 4.233 casos confirmado­s de covid-19 nas comunidade­s, com 641 óbitos.

Um exemplo é o Complexo do Alemão, que de acordo com a prefeitura possui 12 casos e cinco óbitos, enquanto o painel registra 108 casos e 37 vítimas fatais. Na Maré, oficialmen­te, há 382 diagnóstic­os confirmado­s e 83 óbitos, bem menor que os 1.088 casos e 110 mortes do painel.

A diretora da ComCat, Theresa Williamson,

disse que o projeto vem sendo feito há mais de dois meses com ajuda de parcerias internacio­nais. “Há a necessidad­e de informar sobre o que o poder público não disponibil­iza”, disse, lembrando que as comunidade­s são as áreas mais vulnerávei­s para o vírus.

Segundo ela, um dos objetivos do painel é apoiar os esforços de prevenção realizados por movimentos comunitári­os.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está atuante na investigaç­ão de casos em comunidade­s: “Em parceria com o Ibope, a SMS está realizando o primeiro estudo sobre a covid-19 em comunidade­s do Rio, que está na segunda fase”. Reportagem dos estagiário­s Felipe Gavinho e Luísa Bertola, sob supervisão de Adriano Araujo

 ?? CLÉBER MENDES ?? Na Maré, painel aponta 110 mortes por covid, enquanto prefeitura ainda contabiliz­a 83
CLÉBER MENDES Na Maré, painel aponta 110 mortes por covid, enquanto prefeitura ainda contabiliz­a 83

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil