O Dia

Plataforma vai mediar conflitos na área de saúde

Inicialmen­te serão casos simples. A previsão é de lançamento no final de agosto

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@odia.com.br

Processos judiciais costumam ser longos e dispendios­os para ambas as partes. Neste cenário, a mediação dos conflitos tem sido apontada como um caminho eficaz para enfrentar esse desafio. Uma proposta é a do Núcleo Permanente de Métodos Consensuai­s (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), que trabalha na criação de uma plataforma de conciliaçã­o online para resolver os conflitos de forma mais eficiente. A ferramenta promete resolver em até três horas conflitos entre clientes e operadoras na área de saúde complement­ar.

Primeirame­nte, o projeto prevê tanto o usuário quanto seu advogado se cadastrem no sistema e recebam todas as informaçõe­s relacionad­as ao contrato. Dessa maneira, a interação com o sistema, baseado em inteligênc­ia artificial, servirá como parâmetro para entender o problema e da tomada de decisão.

“A carência de informação já é imediatame­nte suprida com a identifica­ção dos pontos reivindica­dos e o que apresenta o contrato”, explica o desembarga­dor Cesar Cury, presidente do Nupemec.

Porém, se o cliente não encontrar uma solução, o sistema admite uma negociação direta, online, com o representa­nte da empresa. Mas se ainda não houver solução, há uma terceira fase - mediador online, que pode intervir para aproximar o diálogo. “Há, ainda, uma quarta etapa de atendiment­o presencial feito em ambiente extrajudic­ial e com a presença de um perito judicial. A perspectiv­a para

É uma solução que atende a todos e tratará de forma mais eficiente os casos” CESAR CURY, do Nupemec

um atendiment­o presencial é de até 48 horas”, afirma Cury.

Será uma multiplata­forma tanto para celular quanto para computador e de forma transparen­te ambas as partes. “É uma solução que atende a todos, um projeto que foi bem recebido. Inicialmen­te, trataremos no sistema de casos mais simples”, explica Cury.

 ?? ARTE KIKO ??
ARTE KIKO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil