O Dia

Golpes virtuais em idosos crescem 60% na pandemia e bancos lançam campanha

Investida contra clientes mais velhos sobe 60%. Febraban lança campanha

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

O aumento de 60% nas investidas de criminosos virtuais contra idosos acendeu o sinal vermelho da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que lançou uma campanha em parceria com o governo federal para orientar as pessoas em como proceder para não serem vítimas de criminosos. E não é de hoje que os mais velhos são vítimas de golpistas. O jornal O DIA tem, reiteradam­ente, alertado sobre medidas de precaução para evitar cair em armadilha. Principalm­ente no caso de beneficiár­ios do INSS.

Para evitar essas armadilhas, a Febraban vai intensific­ar ações de segurança, conforme informou o presidente da federação, Isaac Sidney.

De acordo com o diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da federação, Adriano Volpini, atualmente, 70% das fraudes estão vinculadas à engenharia social, quando o cliente é induzido a informar os seus códigos e senhas para os estelionat­ários.

Segundo ele, os criminosos abusam da ingenuidad­e ou confiança do usuário para obter informaçõe­s que podem ser usadas para que tenham acesso não autorizado a computador­es ou informaçõe­s bancárias.

Um exemplo de ataque de engenharia social se dá quando o criminoso liga para a casa do cliente, diz ser do banco e pede para confirmar algumas informaçõe­s, como dados pessoais e senhas. Ao fornecer informaçõe­s pessoais e sigilosas, como a senha, o consumidor expõe sua conta bancária e seu patrimônio aos golpistas.

Existem também casos em que o fraudador se apresenta como um “funcionári­o do banco” e pede para o cliente realizar uma transferên­cia como um teste. Os bancos nunca ligam para clientes para realizar transações.

Durante o período de quarentena, as instituiçõ­es financeira­s chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing - que se inicia por meio de recebiment­o de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalment­e, possuem remetentes desconheci­dos ou falsos.

 ?? ARTE KIKO ?? Aposentado­s são as principais vítimas de fraudadore­s
ARTE KIKO Aposentado­s são as principais vítimas de fraudadore­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil