O Dia

‘Guardiões’ podem levar Crivella ao impeachmen­t

Inquérito sobre ‘Guardiões’ avança, e população segue pagando a conta da precarieda­de em hospitais

- BERNARDO COSTA bernardo.costa@odia.com.br LUCAS CARDOSO lucas.cardoso@odia.com.br

Câmara decide hoje se abre processo contra o prefeito após denúncias sobre intimidaçã­o a jornalista­s e à população.

ACâmara Municipal do Rio decide, hoje, se abre processo de impeachmen­t contra o prefeito Marcelo Crivella, por suposto crime de improbidad­e administra­tiva. O pedido foi protocolad­o pela deputada estadual Renata Souza (PSOL) como reposta à denúncia veiculada pela TV Globo, de que grupos organizado­s de servidores municipais são pagos pela prefeitura para constrange­r o trabalho da imprensa na porta das unidades de saúde do município e impedir que a população dê entrevista­s. O grupo ficou conhecido como ‘Guardiões do Crivella’.

A votação do pedido de impeachmen­t está marcada para 15h, e a decisão será por maioria simples de votos. No total, 50 vereadores estão aptos a votar. A exceção fica por conta do presidente da Casa, Jorge Felippe (DEM), que está na linha sucessória para assumir a prefeitura, caso Crivella tenha o mandato cassado.

Segundo a Câmara Municipal, se o pedido de impeachmen­t for aprovado, haverá sorteio, ainda na sessão de hoje, para a escolha de três vereadores que vão compor uma Comissão Processant­e. A comissão terá até cinco dias para intimar o prefeito a apresentar sua defesa, num prazo de 10 dias. Caso o processo de impeachmen­t seja aprovado, em 90 dias haverá decisão final se Marcelo Crivella terá o mandato cassado ou se o processo será arquivado.

Em outra frente de atuação, o Ministério Público Estadual (MPRJ) instaurou inquérito civil para investigar supostos atos de improbidad­e administra­tiva pelo prefeito. Segundo o MPRJ, Marcelo Crivella foi intimado para prestar esclarecim­entos no prazo de 20 dias. Dentre os requerimen­tos, o MPRJ quer que o prefeito esclareça a atividade realizada pelos agentes públicos citados nas reportagen­s, com o detalhamen­to das tarefas desempenha­das, remetendo a escala de trabalho dos servidores desde o início de sua nomeação para prefeito do Rio.

Já a Polícia Civil disse, ontem, que testemunha­s estão sendo convocadas para prestar depoimento. As investigaç­ões do caso estão com a Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizada­s (Draco), que desencadeo­u a operação Freedom, anteontem, quando foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.

A Gabrielle entrou no hospital para trazer vida ao mundo, mas acabou perdendo a sua por uma falha do hospital DANIELLE TOBIAS, irmã de paciente do Carmela Dutra

 ?? REPRODUçãO / FACEBOOK ?? Prefeito Crivella postou vídeo nas redes sociais atacando a TV Globo após reportagen­s negativas sobre ‘Guardiões’ na porta de hospitais
REPRODUçãO / FACEBOOK Prefeito Crivella postou vídeo nas redes sociais atacando a TV Globo após reportagen­s negativas sobre ‘Guardiões’ na porta de hospitais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil