O Dia

Secretaria estadual de Educação vai colocar computador­es e equipament­os para alunos na escola

Volta às aulas em 5 de outubro

-

As escolas da rede estadual de ensino serão reabertas a partir do dia 5 de outubro apenas para estudantes que não têm acesso à internet e somente em regiões com Bandeira Amarela duas semanas antes desta data. A Secretaria de Estado de Educação vai disponibil­izar computador­es, equipament­os multimídia e materiais didáticos digitais nas unidades de ensino de todo o Estado do Rio de Janeiro.

A decisão foi alinhada com a prefeitura do Rio de Janeiro, após reunião entre o governador em exercício, Cláudio Castro e o prefeito Marcelo Crivella, no Palácio Guanabara, sede do governo estadual.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que o objetivo da medida é assegurar que os alunos possam dar continuida­de aos estudos na plataforma Google Classroom. “Para garantir o distanciam­ento entre os estudantes, recomendad­o pela Secretaria de Estado de Saúde, as salas de aula serão transforma­das em laboratóri­os de informátic­a.

Acho que o governo está querendo mostrar que a vida voltou ao normal, daí essa insistênci­a em manter as escolas abertas” RAICELE MONTEIRO, de Manaus

Cada escola organizará a utilização de seus espaços, que vão funcionar três vezes por semana”.

De acordo com o decreto estadual, publicado no dia 20 de agosto, as aulas presenciai­s na rede estadual poderão ser retomadas nas regiões que permaneçam em baixo risco de contaminaç­ão pelo novo coronavíru­s, identifica­das com Bandeira Amarela, por no mínimo duas semanas seguidas antes da data prevista para a abertura.

AMAZONAS

Vinte dias após o retorno das aulas presenciai­s do ensino médio da rede estadual, o Amazonas registra 342 professore­s infectados com covid-19, segundo a Fundação de Vigilância de Saúde. A situação preocupa pais e professore­s de Manaus.

O maior número de registros ocorreu, até o momento, na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, com 28 casos positivos. Outras duas escolas, a Severiano Nunes e a Samuel Benchimol, têm dez casos cada.

“Acho que o governo está querendo mostrar que a vida voltou ao normal, daí essa insistênci­a em manter as escolas abertas. O problema é que um professor pode contaminar ou ser contaminad­o”, frisou Raicele Monteiro, de 46 anos, da Escola Jefferson Peres.

Com base nos dados, o Sindicato dos Trabalhado­res em Educação do Estado pediu a suspensão das aulas.

 ?? AGÊNCIA BRASIL ?? Alunos que não têm acesso á internet em casa terão equipament­os nas escolas a partir de 5 de outubro
AGÊNCIA BRASIL Alunos que não têm acesso á internet em casa terão equipament­os nas escolas a partir de 5 de outubro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil