O Dia

Cerimônia pelo 7 de setembro será enxuta

Evento que substituir­á o tradiciona­l desfile terá os presidente­s do STF e Senado

-

Apandemia da covid-19 não mudou apenas a rotina dos cidadãos brasileiro­s. O tradiciona­l desfile pelo 7 de setembro, data em que se comemora a Independên­cia do Brasil, que ocorre todo ano na Esplanada dos Ministério­s não será realizado. A pomposa cerimônia dará lugar a um evento enxuto, hoje de manhã, na residência oficial do presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, e que terá a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, além de ministros e representa­ntes das Forças Armadas.

Haverá o hasteament­o da bandeira no Pavilhão Nacional do Palácio às 10h e apresentaç­ão da Esquadrilh­a da Fumaça por cerca de 10 minutos. O evento será transmitid­o ao vivo pela TV Brasil, que fará uma programaçã­o especial entre 9h e 11h.

Já às 20h, Bolsonaro fará um pronunciam­ento em cadeia nacional de rádio e TV, como divulgou o próprio presidente em suas redes sociais, ontem de manhã.

A decisão pelo cancelamen­to da tradiciona­l celebração foi publicada em uma portaria do Ministério da Defesa há um mês. De acordo com a pasta, a medida segue recomendaç­ões de autoridade­s sanitárias, para evitar aglomeraçõ­es, e, consequent­emente, riscos de contaminaç­ão em meio à pandemia.

Até o fechamento desta edição, não havia confirmaçã­o da presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na celebração. O parlamenta­r, que está no Rio de Janeiro, também não participou do desfile realizado no ano passado.

 ?? FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGêNCIA BRASIL ?? Em 2019, Bolsonaro acompanhou o desfile com a primeira-dama, Michelle, o vice-presidente, Hamilton Mourão, filhos e diversos ministros
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGêNCIA BRASIL Em 2019, Bolsonaro acompanhou o desfile com a primeira-dama, Michelle, o vice-presidente, Hamilton Mourão, filhos e diversos ministros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil