O Dia

Beneficiár­ios do Bolsa Família vão receber os valores na poupança digital

Contas serão abertas de forma automática e escalonada pela Caixa, sem necessidad­e de apresentar documentos

-

Os beneficiár­ios do programa de renda mínima Bolsa Família agora terão o crédito dos valores em uma conta digital. Desde ontem, o pagamento começou a ser feito por meio dos serviços da poupança social digital do governo federal. Segundo o Ministério da Cidadania, mais de nove milhões de pessoas que ainda não têm conta bancária poderão, a partir de agora, receber o benefício em conta poupança digital. Quem quiser poderá continuar sacando os recursos com o Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão, além de movimentar os valores pelo aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal.

“Os beneficiár­ios podem ficar tranquilos, pois a mudança será gradual e todos poderão continuar recebendo da mesma forma que recebiam antes”, afirmou a secretária nacional de Renda e Cidadania do Ministério da Cidadania, Fabiana Rodopoulos.

Com a mudança, o cidadão passa a ter a possibilid­ade de sacar integral ou parcialmen­te as parcelas do benefício. A abertura das contas será feita de forma automática e escalonada pela Caixa, sem a necessidad­e de apresentaç­ão de documentos ou comparecim­ento às agências do banco.

CRONOGRAMA

Os primeiros a receber os recursos com os serviços da conta poupança social digital serão os beneficiár­ios de NIS com final 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do programa. Nesta primeira etapa, que ocorrerá em dezembro, cerca de 1,5 milhão de famílias (16,55% do total de cidadãos com direito ao benefício neste período) receberão os valores pelo Caixa Tem, de acordo com o Ministério da Cidadania. Mês a mês, conforme o último digito no NIS, os beneficiár­ios passarão a receber o benefício do Bolsa Família com os serviços da poupança digital.

COMO MOVIMENTAR A CONTA?

A conta poupança social digital é uma poupança simplifica­da, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentaç­ão de R$ 5 mil. Para utilizá-la, não é preciso gerar nova senha, ela é criada gratuitame­nte e o usuário pode usar a mesma senha do cartão social.

Logo após o crédito dos valores é possível fazer compras em supermerca­dos, padarias, farmácias e outros estabeleci­mentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio das maquininha­s disponibil­izadas pelo país.

O beneficiár­io do Bolsa Família também poderá pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas através da opção “Pagar na Lotérica” do Caixa Tem, além de poder realizar saques da conta com o cartão do programa Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

Para utilizar o cartão virtual, o beneficiár­io precisa gerá-lo, entrando no aplicativo e acessando o ícone cartão de débito virtual. Feito isso, os usuários deverão digitar as suas senhas do aplicativo Caixa Tem.

Em seguida, aparecerão os seguintes dados que devem ser observados: nome do cidadão, número e validade do cartão, além do código de segurança. Ao lado do código, é preciso clicar em “gerar”. Pronto. O cartão está disponível para uso.

O código de segurança vale para uma compra ou por alguns minutos. Para realizar uma nova compra é preciso gerar um novo código. Com o cartão de débito virtual Caixa dá para fazer compras pela internet, aplicativo­s e sites de qualquer um dos estabeleci­mentos credenciad­os.

 ?? MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL ??
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil