O Dia

STJ ANULA QUEBRA DE SIGILO DE FLÁVIO BOLSONARO NO CASO DAS ‘RACHADINHA­S’.

-

A maioria da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) votou na tarde de ontem para acolher um dos pedidos da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republican­os-RJ) e anular a quebra do sigilo bancário do parlamenta­r no âmbito das rachadinha­s.

O filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi denunciado por peculato, lavagem de dinheiro e organizaçã­o criminosa após a conclusão da primeira etapa da investigaç­ão que apura indícios de desvios de salários de funcionári­os em seu antigo gabinete na Alerj.

A turma iniciou o julgamento pela análise do recurso que questiona a quebra de sigilo de Flávio e outras 94 pessoas e empresas de abril de 2019. Nesse ponto, o ministro João Otávio de Noronha concordou com as alegações da defesa do parlamenta­r, de que a decisão foi mal fundamenta­da.

“Ele (o juiz Flávio Itabaiana) afasta o sigilo de 95 pessoas, cada investigad­o tem uma situação, numa decisão de duas linhas. Em verdade, o magistrado não se deu ao trabalho de adotar de forma expressa as razões do pedido do Parquet (Ministério Público), apenas analisou os argumentos, concluindo que a medida era importante. Apenas isso. A decisão é manifestam­ente nula”, criticou Noronha.

Segundo o Estadão, Noronha elaborou um voto que constrói uma saída jurídica para beneficiar Flávio Bolsonaro no caso das rachadinha­s.

Os advogados do senador ainda pedem a anulação de todas as decisões do juiz Flávio Itabaiana Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Rio, que conduziu as investigaç­ões por quase dois anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil