O Dia

Justiça determina afastament­o de Flordelis do cargo de deputada

Decisão final sobre parlamenta­r acusada de ser a mandante do assassinat­o do marido caberá à Câmara.

- ALINE CAVALCANTE aline.cavalcante@odia.com.br

Aterça-feira foi marcada por três parlamenta­res do Rio de Janeiro na mira da Justiça: a deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD), o senador Flávio Bolsonaro (Republican­os), e o também deputado, Daniel Silveira (PSL). Por unanimidad­e, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, decidiu afastar Flordelis do cargo de deputada federal. A decisão, que passará pelo plenário da Câmara dos Deputados, que é quem decide se será mantida, seria para que a parlamenta­r fique afastada de qualquer função pública até seu julgamento em processo. Flordelis é acusada de ser mandante morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, assassinad­o em junho de 2019.

Além do relator do processo na 2ª Câmara Criminal, desembarga­dor Celso Ferreira Filho, votaram a favor do afastament­o da parlamenta­r o desembarga­dor Antonio José Ferreira de Carvalho e a desembarga­dora Kátia Maria Amaral Jangutta.

“Inicialmen­te é de se assinalar ser irrefutáve­l que a condição de parlamenta­r federal que ostenta, no momento, a ora recorrida, lhe proporcion­a uma situação vantajosa em relação aos demais corréus da ação penal originária. Tanto assim, que não foi ela levada ao cárcere. Inquestion­ável, também, que o poder político, administra­tivo e econômico da ora recorrida lhe assegura a utilização dos mais diversos meios, a fim de fazer prevalecer a sua tese defensiva”, afirmou Celso Ferreira Filho ao iniciar seu voto.

O desembarga­dor afirmou que as ações da deputada citadas nos autos do processo podem significar interferên­cia na apuração da verdade dos fatos. “Veja-se que nas redes sociais há evidências de diálogos indicativo­s do poder de intimidaçã­o e de persuasão que a ora recorrida exerce sobre testemunha­s e corréus. Igualmente, não há dúvidas de que, pela função que exerce, possui ela meios e modos de acessar informaçõe­s e sistemas, diante dos relacionam­entos que mantém em virtude da função parlamenta­r”, completou.

Além do afastament­o do cargo, Flordelis e mais 10 acusados, entre filhos naturais e adotivos, aguardam a decisão da 3ª Vara Criminal de Niterói para saber se irão a júri popular.

 ??  ??
 ?? FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL ?? Flordelis é acusada de ser mandante morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, assassinad­o em
junho de 2019
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL Flordelis é acusada de ser mandante morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, assassinad­o em junho de 2019
 ?? LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS ?? Momento da chegada de Daniel Silveira no batalhão prisional, no Rio
LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS Momento da chegada de Daniel Silveira no batalhão prisional, no Rio
 ?? MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO ?? Defesa de Flávio pede a anulação das decisões do juiz Flávio Itabaiana
MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO Defesa de Flávio pede a anulação das decisões do juiz Flávio Itabaiana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil