O Dia

Como Karol Conká poderá recuperar sua imagem, arrasada depois do ‘BBB 21’?

Eliminada do ‘BBB 21’, Karol Conká perdeu seguidores, shows, contratos e dinheiro. Especialis­ta em Marketing Digital diz o que ela pode fazer para reverter a situação

-

Eliminada na noite de ontem do ‘BBB 21’, em paredão triplo com Arthur e Gilberto, Karol Conká tem um grande desafio ao voltar ao mundo real: reverter a imagem negativa criada dentro do reality. No confinamen­to, a rapper protagoniz­ou cenas de xenofobia contra Juliette, bullying contra Lucas Penteado e brigas com Carla Diaz e Camilla de Lucas, além de ser acusada de manipular falas de outros participan­tes. Isso fez com que ela fosse cancelada pelo público e perdesse seguidores nas redes sociais, shows em festivais e contratos já assinados. Será que é possível reverter o cancelamen­to da intérprete de ‘Tombei’?

Pedro Valério, especialis­ta em Marketing Digital e CEO da agência Allfluence, diz que Karol, assim como Projota, entrou em contradiçã­o com as mensagens compartilh­adas em suas próprias músicas. “Toda a imagem de um músico é em cima da mensagem. O rap não é uma música pelo virtuosism­o musical, mas sim pela mensagem. A música da Karol Conká é em cima do protagonis­mo da mulher negra... Quando você fere a sua mensagem principal, é muito difícil você resgatar”, explica.

“Se eu fosse ela, eu falaria ‘se vocês são contra o cancelamen­to que eu fiz na casa, não me cancelem porque eu também sou um ser humano’. E provaria isso com o que chamamos de ‘empilhamen­to de pressão’, que é mostrar que você tem um problema e foi empilhando pressão até te tirar do centro e você não ser você mesmo. Quando as pessoas entendem que, naquela situação, você não estava sendo você mesmo, elas abrem um precedente para voltar a te enxergar como um humano”, reflete Pedro.

Além de Karol, o especialis­ta destaca que o rapper Projota, a psicóloga Lumena e o comediante Nego Di, que foi eliminado na semana passada com 98,76% dos votos, também vão precisar trabalhar bastante para recuperar suas imagens e por terem feito parte do chamado “Gabinete do Ódio”. Ainda acrescenta que só vão conseguir reverter a situação se souberem conversar com o público fiel deles.

“Você precisa ser muito honesto e direto, fazer uma mea-culpa e se posicionar ao lado da pessoa que foi oprimida pela sua atitude. Se você foi cancelado, você machucou pessoas, independen­temente da sua intenção. Pode não ter sido intenciona­l, mas isso aconteceu”, analisa Pedro.

Ele usa como exemplo positivo a Viih Tube, que foi cancelada no passado e soube reverter a situação, fazendo essa “mea-culpa” e conversand­o com os seguidores fiéis, que consomem, de fato, o conteúdo dela. Com o tempo, os internauta­s de fora da bolha da influencia­dora esqueceram ou amenizaram o ocorrido.

TRAJETÓRIA DE CONKÁ

A vilã do ‘BBB 21’ começou o programa com 1,6 milhão de seguidores no Instagram e era uma das apostas do público. Mas, agora, cinco semanas depois da

Apesar disso, o especialis­ta em Marketing analisa e diz que é possível reverter a imagem negativa da rapper, mas que isso vai tomar um tempo, principalm­ente pelo fato de o reality ainda estar em exibição até o fim de abril. Assim, as atitudes da rapper dentro do jogo ainda vão repercutir nas redes sociais. Ele enxerga duas medidas principais para a equipe da cantora amenizar a situação: se posicionar contra a cultura do cancelamen­to nas redes e humanizar a rapper. estreia e ser eliminada, tem apenas 1,2 milhão. Até uma página chamada ‘Rejeição da Karol’ ultrapasso­u a rapper e soma mais de dois milhões de seguidores na rede social.

O primeiro episódio que marcou uma imagem negativa na ex-sister ocorreu durante uma fala xenofóbica sobre os costumes da paraibana Juliette, pois a rapper não gostava que ela falasse e tocasse demais nas pessoas. Atribuiu essas caracterís­ticas ao povo do Nordeste e que ela, como uma pessoa nascida em Curitiba, no Sul do Brasil, seria diferente e mais educada.

Em seguida, a cantora foi uma das principais agentes do cancelamen­to de Lucas Penteado dentro da casa, que pediu para sair do jogo por se sentir perseguido e humilhado. A cena mais impactante dessa relação foi quando Karol expulsou o rapaz da mesa de jantar durante uma refeição. Ela também chegou a dizer ao ator: ‘Lá fora eu vou te pegar’.

Internauta­s ainda acusaram a rapper de manipular pessoas e distorcer discursos durante o breve affair com Arcrebiano — o que foi suficiente para ela ter ciúmes da atriz Carla Diaz e protagoniz­ar briga durante uma festa. Ela ainda partiu para cima de Camilla de Lucas ao acusar a sister de não querer ver duas mulheres pretas no reality.

Em apenas cinco semanas, todo esse comportame­nto causou prejuízos para a carreira da rapper. De acordo com levantamen­to feito pela agência Brunch, a pedido da revista ‘Forbes’, o prejuízo pode chegar a R$ 5 milhões. Ela perdeu contrato com uma marca de beleza, shows em festivais e seguidores nas redes. Até o programa ‘Prazer, Feminino’, que já estava gravado e ia ao ar em fevereiro, não foi exibido pelo canal GNT.

Se a equipe da cantora esperava repetir o sucesso de famosos no ‘BBB 20’, como Babu Santana, Manu Gavassi e

Rafa kalimann, agora, encara prejuízos. O staff financeiro da rapper se preocupa, inclusive, com as contas do “apartament­o de luxo” citado pela cantora no reality — o aluguel do imóvel custa R$ 10 mil e fica em bairro nobre de São Paulo. Além disso, a assessoria artística optou por parar de veicular os vídeos gravados previament­e para o Instagram e cancelou, temporaria­mente, o lançamento de uma música inédita.

REPENSAR O CANCELAMEN­TO

Pedro alerta que o cancelamen­to não ocorre somente no contexto do ‘BBB’ e que existe há muito tempo, mas foi ampliado “pela comunicaçã­o agilizada e alcance da internet, além da proteção da identidade”. Nas redes sociais, o cancelador não enxerga as consequênc­ias dos seus atos para a pessoa cancelada.

“Vendo o ‘BBB’, a gente assiste ao cancelador (como a Karol Conká), mas também vê o resultado no cancelado (como o Lucas Penteado). Isso dói e machuca, deixando uma reflexão: se você teve algum tipo de dor vendo o que aconteceu com o Lucas e com outras pessoas dentro da casa, repense bastante o seu posicionam­ento na internet. Por exemplo, quando você vai na página de alguém para xingar e falar que a pessoa faz tudo errado só por ter uma opinião diferente da sua, isso também é cancelamen­to”, alerta Pedro.

 ?? REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO/GLOBO ??
REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO/GLOBO
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil