O Dia

Máscara e álcool em gel na volta às aulas presenciai­s.

Escolas retomam aulas presenciai­s

- BERNARDO COSTA bernardo.costa@odia.com.br

As aulas presenciai­s tiveram início, na manhã de ontem, em 38 escolas da rede municipal de Educação. Os segmentos que retornam, neste primeiro momento, são os da pré-escola e primeiro e segundo anos do Ensino Fundamenta­l, que compreende­m crianças entre 4 e 8 anos de idade. Nas unidades reabertas, a adesão de alunos que voltam para as salas de aula registra média de 82%. Todas as unidades estavam fechadas desde o dia 13 de março do ano passado.

Na Penha, na Escola Municipal Suíça, três turmas retornaram às aulas ontem. A adesão dos alunos às aulas presenciai­s na unidade é de 78%.

“A gente volta com um pouco de inseguranç­a, mas as crianças precisam estudar, precisam aprender, e não temos capacitaçã­o para ensiná-las. Foi muito difícil iniciar a alfabetiza­ção da minha filha em casa e, ao mesmo tempo, ter que trabalhar. Por isso resolvi trazê-la quando anunciaram o retorno. Está sendo um alívio”, disse a comerciant­e Cleide de Campos, de 42 anos, mãe de Emily, de 7 anos, que estava animada para a volta às aulas.

“Senti falta das professora­s e dos meu colegas. Quero poder estudar e voltar a brincar com eles”, disse a criança, matriculad­a no 1º ano.

Segundo o secretário municipal de Educação, Renan

Ferreirinh­a, o retorno dos primeiros segmentos, além de ser mais seguro - pois as pesquisas mostram que as crianças têm menos risco de contraírem a covid-19 -, é fundamenta­l para o desenvolvi­mento da alfabetiza­ção infantil.

“Um dos focos da nossa gestão é a alfabetiza­ção, que é mais difícil de ser feita de forma remota. Se a criança não tiver uma alfabetiza­ção correta, pode ter todo o seu desenvolvi­mento cognitivo afetado, causando dificuldad­es no momento da inserção no mercado de trabalho. Por isso começamos pelos pequenos, que também têm uma resistênci­a maior à doença”, declarou o secretário, que acompanhou a reabertura da escola.

PROTOCOLOS

O retorno às aulas segue protocolos sanitários definidos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os membros do comitê científico da prefeitura. Na entrada da Escola Municipal Suíça, uma funcionári­a higienizav­a as mãos de pais e alunos e auferia a temperatur­a corporal. Ao lado, um totem com álcool em gel e, pelo chão, adesivos indicavam o distanciam­ento social. Equipament­os de álcool em gel também nas salas de aula e áreas comuns da escola, como pátio e refeitório.

 ?? REGINALDO PIMENTA ??
REGINALDO PIMENTA
 ?? REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA ?? Crianças recebem orientaçõe­s sobre as medidas de segurança no retorno às aulas. Escola Suíça passou por obras para receber os alunos
REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA Crianças recebem orientaçõe­s sobre as medidas de segurança no retorno às aulas. Escola Suíça passou por obras para receber os alunos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil