O Dia

Ação contra a milícia prende 25 na Baixada

Entre os presos está miliciano conhecido como ‘Neném’ e ligado a Orlando Curicica

-

A Força-Tarefa da Polícia Civil para combate à milícia realizou, ontem, uma operação contra o braço financeiro da organizaçã­o criminosa em municípios da Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Rio, com objetivo de prender milicianos, asfixiar as fontes de renda e interrompe­r comércios e serviços ilegais. Na ação, 25 pessoas foram presas.

Entre os presos está Pedro Paulo Silva de Oliveira, comparsa do miliciano Orlando Curicica, conhecido como ‘Neném’, que é apontado pela polícia como chefe da milícia que atua na comunidade Dois Irmãos em Jacarepagu­á, na Zona Oeste do Rio. Ele tinha três mandados de prisão pendentes pelos crimes de homicídio qualificad­o e foi detido em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio.

No ano passado foi deflagrada a operação denominada Entourage (DHC/ GAECO), para desarticul­ar e prender milicianos da Zona Oeste do Rio. A ação se apoiava em dois inquéritos que tiveram início com as investigaç­ões dos assassinat­os da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Na época, Orlando Curicica foi apontado como responsáve­l por vários crimes praticados por milicianos na Zona Oeste. A denúncia foi recebida e as prisões decretadas pelo II Tribunal do Júri e Neném era um dos alvos.

Os inquéritos policiais revelaram que o grupo operava na exploração ilegal de serviços de transporte, lazer, alimentaçã­o e segurança, cobrando taxas de proteção aos comerciant­es da localidade, pedágios aos trabalhado­res de transporte alternativ­os (vans e mototáxis), além de dominar associaçõe­s de moradores das regiões.

 ?? LUCIANO BELFORD ?? Familiares se despedem de Ray Pinto, de 14 anos: durante o cortejo, gritos e cartazes pedindo justiça
LUCIANO BELFORD Familiares se despedem de Ray Pinto, de 14 anos: durante o cortejo, gritos e cartazes pedindo justiça
 ?? REPRODUÇÃO ?? Miliciano Pedro Paulo Silva, o ‘Neném’, detido em Vargem Pequena
REPRODUÇÃO Miliciano Pedro Paulo Silva, o ‘Neném’, detido em Vargem Pequena

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil