O Dia

CAIXA VAZIO

- LEANDRO MAZZINI COLUNA ESPLANADA

Centenas de prefeitos eleitos, de todos os estados, fazem filas imensas na porta dos Anexos da Câmara dos Deputados, há dias, atrás de verbas de emendas parlamenta­res do Orçamento vindouro. A pressão é tamanha que eles ainda trouxeram a Brasília líderes partidário­s locais e vereadores – os grandes cabos eleitorais de deputados. Com acesso restrito aos prédios por causa da pandemia do coronavíru­s, as filas duram horas debaixo de sol ou chuva, mas eles não arredam os pés, confiantes das promessas dos políticos aliados da capital. Todos saem com a garantia de que boa parte será atendida.

União...

A PEC 3/21, já chamada de a PEC da Imunidade – por dificultar a prisão em flagrante de mandatário­s de qualquer instância pela Justiça – conseguiu unir em Brasília os lobbies das Polícias Civil, Federal e do Ministério Público.

...contra a impunidade

Procurador­es e delegados esqueceram as diferenças das carreiras – e sobre projetos confrontan­tes de interesses das

classes – e voltaram ao Congresso Nacional para pressionar deputados e senadores a derrubarem a proposta. Em telefonema­s, também.

Afago de Lira

Aliás, essa PEC da Imunidade também já é apelidada de Emenda Daniel Silveira, em alusão ao deputado preso por decisão monocrátic­a do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, por ataques aos ministros da Corte.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil