O Dia

Servidores municipais reivindica­m pagamento de juros do 13º salário não recebido

Prefeitura define datas de depósito do abono de 2020 e categorias cobram juros

-

Ogoverno Paes enfim anunciou ontem o pagamento do 13º salário de 2020 a 100.024 servidores ativos, aposentado­s e pensionist­as do Município do Rio que ganham acima de R$ 4 mil (confira ao lado). O depósito será feito de forma escalonada e em folhas suplementa­res, a partir de julho, e se estenderá até junho de 2022. A atual administra­ção herdou essa dívida da gestão Crivella, que deveria ter quitado o abono até 20 de dezembro. Diante desse atraso, as categorias querem cobrar juros e correção.

Advogado da Federação das Associaçõe­s e Sindicatos dos Servidores do Rio (Fasp), Carlos Jund afirmou que, diante dos pedidos e reclamaçõe­s do funcionali­smo carioca, a entidade cobrará a correção do 13º em ação que já tramita na Justiça. O processo foi movido em dezembro, com pedido de arresto nas contas.

“Agora vamos adentrar em mais essa discussão que envolve a correção monetária”, declarou Jund. Ele ressaltou que acompanhar­á “uma atuação efetiva jurisdicio­nal”: “Pois o atraso nas decisões gera esse tipo de incerteza à sociedade”.

Funcionári­os públicos cariocas alegam que muitos receberão os valores com quase um ano de atraso ou até mais. E que, por isso, o pagamento deveria ser feito com juros.

Já o 13º deste ano será pago no mesmo prazo dos últimos governos de Paes: a primeira parcela sairá em julho e a segunda em dezembro.

 ?? ARTE O DIA ??
ARTE O DIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil