O Dia

Sonho de engravidar

A musa fitness Gabriela Pugliese fala da tentativa de gestação com o tratamento da fertilizaç­ão in vitro

-

A influencia­dora digital comentou que retomou uma bateria de testes para entender ou criar nova estratégia para ter o sonhado filho.

O PROCESSO

Segundo o ginecologi­sta e obstetra Dr. Geraldo Caldeira, médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidad­e Santa Joana, o procedimen­to é a fertilizaç­ão dos óvulos da mulher em laboratóri­o, fora do corpo dela. O embrião é transferid­o para o útero depois de cinco dias que foi feita a parte laboratori­al. A fertilizaç­ão é realizada em etapas.

Primeirame­nte, faz-se a estimulaçã­o da ovulação da paciente com injeções subcutânea­s diárias, durante cerca de 10 dias. É feito o acompanham­ento por meio do ultrassom, para ver quantos óvulos vão crescendo em cada ovário.

Quando os óvulos estão maduros, a mulher é submetida a uma sedação, semelhante à da endoscopia. Então, os óvulos são colhidos via transvagin­al, através de uma agulha fina e comprida que os aspira de dentro dos folículos ovarianos.

Esses óvulos são postos no laboratóri­o e é feita a coleta de sêmen do parceiro. No mesmo dia, ocorre a fertilizaç­ão desses óvulos e, após 5 dias, temos o blastocist­o. “É uma espécie de embriãozin­ho do quinto dia, que é transferid­o para dentro do útero ou pode ser congelado”, explica Dr. Geraldo.

RISCOS

Os riscos hoje em dia são mínimos. Entretanto, o que pode acontecer é a paciente ter uma infecção, dor abdominal, líquido na barriga ou um hiperestím­ulo, quando fica um número muito grande de óvulos e o ovário fica grande.

Também pode ter, eventualme­nte, um sangrament­o intra-abdominal. No entanto,

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil