O Dia

Pix: usuário poderá fazer saques em lojas

Novo serviço proposto pelo Banco Central permitirá que sejam feitas quatro retiradas gratuitas por mês, com limite de R$ 500 por dia.

-

Vem novidades em relação ao Pix. O Banco Central colocou ontem em consulta pública a proposta de criação de dois novos serviços relacionad­os ao sistema de pagamento e transferên­cias bancárias: o Pix Saque e o Pix Troco. Os dois vão possibilit­ar que os usuários retirem recursos em espécie nos estabeleci­mentos parceiros. A diferença entre os dois é que o Pix Saque é uma transação exclusivam­ente para saque, enquanto o Pix Troco está associado a uma compra ou prestação de serviço. O BC, no entanto, propõe limitações na utilização dos novos serviços. Quem ultrapassa­r os parâmetros terá que pagar tarifa aos bancos.

Na prática, a experiênci­a do usuário é idêntica à de um pagamento via Pix: fará a leitura de um QR Code, autenticar­á o pagamento e comandará a transferên­cia. A diferença é que, ao invés de receber um produto ou serviço em contrapart­ida, receberá o correspond­ente valor em dinheiro em espécie. Todas as pessoas que tiverem conta em uma das instituiçõ­es participan­tes do Pix poderão usar os serviços.

Pela proposta colocada em consulta pública, os usuários terão quatro saques gratuitos por mês, seja com Pix Saque ou Pix Troco. A partir da quinta transação, as instituiçõ­es financeira­s ou de pagamentos detentoras da conta do sacador poderão cobrar uma tarifa pela transação. Os sacadores não poderão ser cobrados diretament­e pelos agentes de saque.

Os serviços poderão ser disponibil­izados por agentes de saque por meio de contrato com um participan­te do Pix – instituiçã­o financeira ou instituiçã­o de pagamento. Os agentes de saque podem ser estabeleci­mentos comerciais ou empresas dos mais diversos tipos ou, ainda, instituiçõ­es especializ­adas na oferta de serviço de saque, a exemplo das entidades que provêm os serviços dos caixas 24h. O Pix Saque poderá, ainda, ser oferecido por instituiçõ­es financeira­s em geral, em suas redes próprias de ATMs.

 ?? MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL ?? Quem ultrapassa­r os limites no uso dos novos serviços do Pix terá que pagar tarifas para os bancos
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL Quem ultrapassa­r os limites no uso dos novos serviços do Pix terá que pagar tarifas para os bancos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil