O Dia

PANDA AMAZÔNICO

- LEANDRO MAZZINI

Os chineses estão vencendo o lobby na Esplanada para emplacar seus produtos no milionário programa da Amazônia Conectada, hoje sob o bojo do Ministério da Defesa, e que vai alcançar em julho 1,8 mil km de cabeamento óptico submerso na bacia amazônica para conectar ribeirinho­s e diferentes órgãos. O Ministério da Comunicaçã­o, a mando do ministro Fábio Faria, criou o programa Norte Conectado, e abraçou a causa puxando para si todo o programa pioneiro da Defesa, empreendid­o com tecnologia nacional – com exceção dos cabos, norueguese­s. Agora, os chineses devem fornecer boa parte do equipament­o tecnológic­o, em detrimento de fornecedor­es brasileiro­s.

Êpa, êpa

■ Quem acompanha a entrada dos chineses na conexão política grita que o custo vai triplicar. A Anatel já quer saber detalhes dessa operação generosa do MC.

Panda na moita

■ Na mesma linha, o Tribunal de Contas da União e até procurador­es do Ministério Público Federal entraram de braçada nesse rio de negócios para passar a lupa.

Provocaçõe­s

■ Junior do MP3, ex-candidato a vereador pelo PT em Teresina, bancou um

outdoor com foto sua sendo vacinado por uma imagem de Cristo. E ao lado, imagem de diabo entrega uma hóstia de cloroquina ao presidente Bolsonaro, exibido numa foto.

Só no marketing

■ É ledo engano pensar que o presidente Bolsonaro está louco com seu perfil provocador e às vezes soberbo. Usa o marketing da loucura para tentar desviar a atenção da mídia e da população para si, dividindo espaço nas redes sociais e no noticiário com a CPI da Covid, que pode acertar em cheio sua gestão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil