O Dia

VACINAÇÃO DE CARIOCAS DOS 59 AOS 18 ANOS ATÉ OUTUBRO

Prefeito Eduardo Paes anunciou nas redes sociais novo calendário.

-

Dez municípios da Região Metropolit­ana do Rio suspendera­m a aplicação da segunda dose da CoronaVac devido a falta de unidades, ontem. Na capital, os estoques do imunizante estão no limite e a campanha pode ser interrompi­da hoje se não houver novas remessas. Apesar do problema, a prefeitura do Rio divulgou calendário­s para vacinar pessoas entre 59 e 18 anos, a partir de 31 de maio.

Os dez municípios que enfrentam o drama são Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Japeri, Nilópolis, Itaboraí, Guapimirim, Mesquita e Magé. A distribuiç­ão da primeira dose continua sendo feita por todos com a AstraZenec­a.

Até que novas unidades da CoronaVac cheguem no estado, a população vive o medo de ter a sua proteção atrasada. A recomendaç­ão é que a segunda dose seja aplicada em até 28 dias após a primeira.

Luiz Antônio Teixeira, de 64 anos, morador de São Gonçalo, lamentou a situação. “Todo dia é a mesma coisa, eu mando mensagem para prefeitura e recebo aquela resposta automática explicando que não tem doses. Eu me sinto mal, inseguro, eu estou dentro do grupo de risco, sou diabético e hipertenso”, afirmou.

Estado do Rio deve receber, hoje, novo lote de doses, entregue pelo Ministério da Saúde

Maria do Carmo, também de São Gonçalo, passa pelo mesmo problema. “Estou muito descrente com tudo, muito insatisfei­ta. Me sinto completame­nte insegura, pois a primeira dose garante uma certa imunidade e a segunda completa o restante. É uma situação complicada”.

O governo estadual, que deve receber um novo lote, hoje, entregue pelo PNI, orienta que a população aguarde pela segunda dose em seus próprios municípios até que possam receber o imunizante.

NOVOS CALENDÁRIO­S

Ontem à noite, o prefeito Eduardo Paes anunciou que realizará a vacinação de pessoas 59 e 18 anos até outubro (ver quadros). “Pretendemo­s ao longo das próximas semanas terminar a vacinação de todas pessoas com comorbidad­e e pessoas com deficiênci­a. Depois disso, voltaremos a vacinação por idade. Não havendo mais qualquer atraso na entrega das vacinas, pretendemo­s até outubro ter aplicado a primeira dose em todos os cariocas acima de 18 anos”, escreveu o prefeito.

MARTA SOUZA, de Caxias

Está uma confusão. Muitas pessoas falam que não tem mais a vacina, outras que ainda estão oferecendo

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Procura pela segunda dose gerou longas filas e aglomeraçã­o em Duque de
Caxias, na Baixada
ESTEFAN RADOVICZ Procura pela segunda dose gerou longas filas e aglomeraçã­o em Duque de Caxias, na Baixada
 ??  ?? Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Marta Souza chegou na fila do posto, às 6h, para tentar tomar a Coronavac: ‘Confusão’
Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Marta Souza chegou na fila do posto, às 6h, para tentar tomar a Coronavac: ‘Confusão’
 ?? ESTEFAN RADOVICZ ??
ESTEFAN RADOVICZ
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil