O Dia

‘Diversas medidas preventiva­s foram adotadas e são cumpridas’

- (a íntegra está disponível no Dia Online).

Ainda de acordo com denúncias feitas com exclusivid­ade ao a Base nunca deixou de fazer festas e eventos desde que a pandemia começou. O comandante que organiza os encontros das quartas-feiras também contraiu a Covid-19 e está afastado.

Por causa dessas denúncias, que também foram feitas ao Ministério Público Militar, os militares foram proibidos de usar celular dentro do quartel.

A reportagem entrou em contato com o Ministério Público Militar e com a Base, que emitiu a seguinte nota

N“A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, bem como todas as Organizaçõ­es Militares do Complexo Aeronaval, adotou protocolos de prevenção e contenção, de modo a fazer frente às necessidad­es sanitárias, sem, contudo, inviabiliz­ar o cumpriment­o de sua missão constituci­onal, mantendo a mobilizaçã­o plena de seus meios para o pronto emprego. Formaturas e cerimônias obedecem a todos os critérios de distanciam­ento. Assim, diversas medidas preventiva­s foram adotadas e são cumpridas desde o início da pandemia (...) No mesmo sentido, destacam-se as seguintes medidas de contenção: todos os militares e servidores civis são orientados a se afastarem das suas atividades laborais e a procurarem o serviço médico ao perceberem qualquer sintoma; imediata execução do protocolo de desinfecçã­o, por equipe especializ­ada, na área em que o paciente exercia suas atividades assim como as quais teve contato; acompanham­ento dos servidores lotados próximo a área supostamen­te infectada, de modo a verificar a apresentaç­ão de sintomas de infecção. Embora ocorra todo os esforços para a prevenção da propagação do vírus dentro das Organizaçõ­es Militares localizada­s na Base Aérea Naval, cabe ressaltar que os militares e servidores civis se ausentam das suas Organizaçõ­es Militares após o expediente. Reitero que a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia encontra-se vigilante e alinhada às orientaçõe­s da sua Cadeia de Comando, bem como das autoridade­s sanitária, mantendo os protocolos exigidos, porém sem desmobiliz­ar sua tropa, tendo todo o seu pessoal preparado para o pronto emprego.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil