O Dia

Ato pede fim da violência no Rio

Protesto vai lembrar o Dia Nacional da Denúncia Contra o Racismo, hoje

-

Integrante­s do movimento negro, convocados pela ONG ‘Coalização Negra por Direitos’, irão promover um protesto perto da Candelária, Centro, hoje, às 17h, em forma de repúdio pelas 28 mortes na comunidade do Jacarezinh­o, há uma semana. Ontem, o cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta celebrou uma missa na comunidade e pediu paz.

O ato de hoje, chamado ‘13 de maio de luta’, faz referência ao Dia Nacional da Denúncia Contra o Racismo e irá reivindica­r o fim o genocídio da população negra e o controle social da atuação das polícias.

“Convocamos os setores da sociedade brasileira que não aceitam a barbárie e o genocídio imposto pelos governos milicianos que dirigem o país e diversos Estados, para se unir à Coalizão Negra Por Direitos, nesta quinta-feira, dia 13 de Maio, marca histórica da abolição inacabada, em manifestaç­ões por todo país”, escreveu a ONG na convocação.

Convocado pelo Movimento Negro, evento vai se repetir em outras capitais

A entidade reúne diversos movimentos negros através do país, e após a convocação geral em seu perfil do Instagram, na última segunda-feira (10), diversos núcleos do movimento de cada estado se manifestar­am, marcando o local, dia e hora para que os atos sejam concretiza­dos. As publicaçõe­s tiveram grande adesão nas redes sociais.

Além do Rio de Janeiro, a mobilizaçã­o se estende para Belém, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Recife, São Paulo, Macapá, Goiânia, Teresina, Belo Horizonte, Cuiabá, João Pessoa, Fortaleza, Vitória, Manaus e Rio Branco, que também irão protestar contra a morte da população negra no Brasil.

Durante a última semana, assim que o balanço da operação da Polícia Civil no Jacarezinh­o divulgou o número de 28 mortos, moradores da região, na Zona Norte, têm promovido atos públicos de repúdio e manifestaç­ões contra as mortes ocorridas, além de levantarem pautas sobre a crescente violência dentro das comunidade­s cariocas.

 ??  ??
 ??  ?? Operação gerou protestos
Operação gerou protestos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil