O Dia

Entenda se vale a pena investir na poupança

- LETÍCIA MOURA leticia.moura@odia.com.br

A poupança, investimen­to favorito dos brasileiro­s, completou mais um mês com a rentabilid­ade em queda. Em abril, o poupador teve perda de 4,80%, o que representa a oitava diminuição consecutiv­a mensal. O investidor vem tendo perdas de poder aquisitivo acumuladas há 12 meses, desde o mês de setembro de 2020. Os dados são de um levantamen­to feito pela Economatic­a.

Na avaliação do economista Alessandro Azzoni, para nenhum dos cenários a poupança está valendo a pena, porque não cobre a inflação. Segundo o especialis­ta, a poupança teria que remunerar pelo menos 0,5% acima da inflação para poder gerar lucrativid­ade. Ou seja, significa que o valor depositado na caderneta perdeu o poder de compra, já que a rentabilid­ade da poupança está abaixo da inflação.

Enquanto a taxa de juros da economia brasileira (Selic) estiver em baixa, conforme Felipe Nogueira, especialis­ta em finanças e planejador financeiro da Impacto Consultori­a, os investidor­es devem procurar a diversific­ação do capital. Ele avalia que os rendimento­s em renda fixa serão de pouca rentabilid­ade neste momento. “Porém, as opções ainda existem. Vale analisar outros produtos em renda fixa como, CDB e Títulos públicos do Tesouro Direto”, conclui.

Marlon Glaciano, especialis­ta em finanças e planejador financeiro, sugere que o poupador substitua a poupança por um investimen­to que tenha liquidez diária e pague, ao menos, 100% do CDI (Certificad­o de Depósito Interbancá­rio) - taxa que rege as aplicações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil