O Dia

Confirmado o adiamento do Enem para 2022

-

Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is (Inep) diz que exame será aplicado em janeiro do ano que vem. Uma portaria será publicada amanhã.

O Enem 2021 deve ser aplicado só em janeiro do ano que vem. A informação foi repassada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is (Inep), Danilo Dupas, ao Conselho Nacional da Educação (CNE). Segundo a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, Danilo Dupas disse haver problemas no orçamento para a prova. Portaria será publicada hoje.

Além disso, uma versão apenas com uma amostra de estudantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será feita em novembro. O Inep não havia confirmado ainda se realizaria o exame este ano, o que levou a críticas de educadores. A prova é importante para manter a série histórica de avaliações no País e para diagnostic­ar os déficits por causa do tempo de escolas fechadas na pandemia. É a partir do Saeb que é feito o Índice de Desenvolvi­mento da Educação Básica (Ideb).

Uma portaria nesta quarta-feira, 11, com as metas do Inep não incluía a aplicação do Enem, o que levantou dúvidas sobre a realização do exame este ano.

A prova relativa a 2020 foi adiada em função da pandemia e realizada só em janeiro de 2021, com abstenção recorde de alunos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil