O Dia

Milícia controla atividades comerciais na Ilha de Paquetá

Investigaç­ões mostram que desde 2020 criminosos exploram venda ilegal de gás e extorquem comerciant­es.

- THUANY DOSSARES ALINE CAVALCANTE aline.cavalcante@odia.com.br

Na pacata ilha de cerca de 4,5 mil habitantes, a presença do policiamen­to tem chamado atenção. A rotineira ação de PMs realizando patrulhame­ntos em Paquetá, passou a se fazer necessária não só para garantir a tranquilid­ade, mas também para combater o crime. Investigaç­ões da 5ª DP (Mem de Sá) apontaram que narcomilic­ianos estariam se instalando na região.

O DIA teve acesso ao inquérito que mostra que assim como fazem nos demais bairros cariocas, os criminosos estariam monopoliza­ndo atividades comerciais e extorquind­o moradores e comerciant­es.

Ao longo de quatro meses de trabalho, a distrital descobriu que os narcomilic­ianos, ligados à facção Comando Vermelho (CV), passaram a agir em Paquetá no ano passado, explorando a venda ilegal de gás, fornecimen­to de água potável e serviços de internet. A ilha fica localizada no meio da Baía de Guanabara, a 17 quilômetro­s de distância do Centro do Rio.

“Tem uma milícia sendo constituíd­a lá. A questão da

Criminosos estariam monopoliza­ndo atividades comerciais e extorquind­o

venda de gás, por exemplo, descobrimo­s que eles estão monopoliza­ndo a atividade. Estão querendo obrigar que os comerciant­es tradiciona­is a comprarem de um depósito indicado por eles, para conseguire­m lucrar ilegalment­e com o comércio. Com isso, eles estão ameaçando essas pessoas e querendo obrigá-las a pagar uma taxa”, explicou o delegado Bruno Gilaberte, titular da 5ª DP.

A polícia ainda investiga se a exploração dos serviços de internet na Ilha de Paquetá está sendo realizada através de uma empresa que tem como sócio oculto uma antiga liderança do Comando Vermelho no Estado do Rio.

As investigaç­ões também revelam que os bandidos têm agido de forma violenta e coagindo suas vítimas a denunciare­m seus abusos. Segundo o relatório policial, a associação criminosa local, liderada por um homem identifica­do apenas como Pierre, vem constrange­ndo os moradores da região, que temem represália­s.

Testemunha­s que temem se identifica­r contaram aos agentes que o suspeito é conhecido por ser ‘dono’ de Paquetá e insinua estar armado.

 ?? FÁBIO COSTA
FÁBIO COSTA ?? Paquetá tem patrulhame­nto da PM reforçado para combater o crime
FÁBIO COSTA FÁBIO COSTA Paquetá tem patrulhame­nto da PM reforçado para combater o crime
 ??  ?? Bandidos têm agido de forma
violenta e coagindo suas
vítimas
Bandidos têm agido de forma violenta e coagindo suas vítimas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil