O Dia

NO ESTADO

- PALOMA SAVEDRA e-mail: paloma.savedra@odia.com.br site: www.odia.ig.com.br/colunas/servidor

Cerca de 99 mil servidores têm que declarar bens até o dia 30. Quem não entregar corre risco de demissão

Até a última sexta-feira (dia 16), 80.361 servidores ativos do Poder Executivo Fluminense entregaram suas declaraçõe­s de Bens e Valores, segundo dados da Controlado­ria Geral do Estado do Rio de Janeiro. A CGE aguarda, agora, o recebiment­o das informaçõe­s por mais 98.989 funcionári­os públicos, que têm até o dia 30 de julho para realizar o procedimen­to.

Quem se recusar a apresentar as informaçõe­s ou entregar declaração falsa responderá a processo administra­tivo disciplina­r, ocasionand­o punições, como demissão.

A declaração é obrigatóri­a a todos os agentes públicos da ativa — empregados de estatais, comissiona­dos e estatutári­os — segundo a Controlado­ria, e realizada exclusivam­ente por meio do Sistema de Controle de Bens Patrimonia­is dos Agentes Públicos do Poder Executivo Estadual (Sispatri) no Portal do Servidor (www.servidor. rj.gov.br).

A exigência é feita com base na Lei Federal 8.429 de 1992, regulament­ada pelo Decreto 42.553 de 2010.

O acesso é com o login e senha da servidora ou servidor, conforme no ano passado. Não será necessário qualquer programa específico, informou a Controlado­ria — órgão gestor do Sispatri.

Devem ser declarados todos os bens e as fontes de renda do profission­al, como imóveis, dinheiro, títulos de ações, bens móveis, investimen­tos financeiro­s e participaç­ões societária­s.

A CGE ressaltou que não houve qualquer mudança relevante para o usuário no procedimen­to para fazer o envio da declaração. Aqueles que tiverem dúvidas para preencher o formulário podem conferir tutoriais na aba do Sispatri no Portal do Servidor e no seguinte endereço eletrônico: http://www.cge. rj.gov.br/sispatri/.

PELO COMPUTADOR

O Sistema de Controle de Bens Patrimonia­is dos Agentes Públicos do Poder Executivo Estadual não suporta o acesso via celular. A Controlado­ria Geral do Estado informou que o acesso é via web por meio do navegador em computador­es de mesa ou portáteis.

Quem se recusar a entregar o documento ou der informação falsa pode ser demitido

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil