O Dia

Meio ambiente e saneamento: veja o projeto de governo dos candidatos

Aspirantes ao Executivo do RJ propõem atrair investimen­tos, projetos de despoluiçã­o e muito mais

- Reportagem de Bianca Guilherme, Carlos Cruz, Carlos Leal, Gabriela Neto

Meio ambiente e saneamento básico são alguns dos muitos desafios que o próximo governador do Rio terá pela frente. A Baía da Guanabara, com seus 380 km² de área, enfrenta altíssimos índices de poluição — a estimativa é de que ela receba em média 4,5 milhões de litros de esgoto por dia e que as estações de tratamento funcionem com somente 33,3% das suas capacidade­s previstas. Isso sem falar no despejo de lixo, que soma 98 toneladas de dejetos por dia.

Outra região de grande importânci­a para o equilíbrio socioambie­ntal do estado é o complexo lagunar de Jacarepagu­á, que conta com uma área de 280 km² e também sofre com o despejo de esgoto não tratado e lixo. A estimativa é de que quatro milhões de litros de esgoto não tratado e cinco toneladas de lixo sejam despejados todos os dias no complexo.

Nas cidades, o problema das ligações clandestin­as de esgoto nas redes de coleta de água fluvial continuam causando muita dor de cabeça aos ambientali­stas.

Diretament­e ligado à questão da contaminaç­ão das águas, aparece o problema da falta de saneamento básico que, por sua vez, impacta no Índice de Desenvolvi­mento Humano (IDH) e nas condições de saúde da população. Estima-se que 85% dos cidadãos fluminense tenham acesso a redes de esgoto. Porém, só 42,9% dos dejetos no Estado são tratados. O problema tende a se concentrar em locais onde o IDH é mais baixo.

A diminuição dos níveis de desmatamen­to articulada com o desenvolvi­mento da economia verde e sustentáve­l aparece nos planos de governo dos candidatos ao governo do Estado do Rio como importante­s objetivos para a melhora da situação ambiental fluminense.

 ?? DIVULGAÇÃO/ÁGUAS DE NITERÓI ?? Saneamento: estima-se que 85% dos fluminense­s tenham acesso a rede de esgoto, mas só 42,9% dos dejetos no estado são tratados
DIVULGAÇÃO/ÁGUAS DE NITERÓI Saneamento: estima-se que 85% dos fluminense­s tenham acesso a rede de esgoto, mas só 42,9% dos dejetos no estado são tratados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil