O Dia

LAURA ALVIM e seu legado cultural

Casa de Cultura em Ipanema inaugura exposição ‘35 anos de Laura’, com instalaçõe­s artísticas que oferecem ao público experiênci­a sensorial única

- JULLIANA REIS julliana.costa@odia.com.br

ACasa de Cultura Laura Alvim, localizada no início da Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, se destaca por ser uma das únicas residência­s originais à beira-mar e um centro cultural que oferece ao público diversas atividades artísticas e eventos em um ambiente elegante e eclético. Para celebrar o legado cultural deixado desde os anos 1980, foi inaugurada esta semana o projeto “35 anos de Laura”, que oferece ao público uma exposição inédita e imersiva que passeia pela história da dona do imóvel.

Laura, falecida em 1984, era filha do médico Álvaro Alvim, pioneiro no uso de raios-X no Brasil, e neta de Angelo Agostini, precursor da caricatura nacional que teve papel de destaque na abolição da escravidão e no advento da República, através de suas sátiras e críticas políticas.

Considerad­a por muitos como a primeira “garota de Ipanema”, a filantropa queria ser atriz, mas nunca atuou profission­almente. Em prol das artes, que a encantava, doou sua casa ao Governo do Estado do Rio em 1983, sendo inaugurada como espaço cultural dois anos após sua morte.

Para homenagear o sonho realizado de Laura, o projeto apresenta ao público, pela primeira vez, peças originais que foram catalogada­s para trazer à tona a história, vivências, sentimento­s e lembranças, na forma de obras de arte, mobiliário­s, louças e outros itens, dos momentos vividos por Laura Alvim e sua família. Também foram digitaliza­dos mais de 1.500 itens, como fotografia­s e materiais culturais, e organizado­s 720 objetos, como candelabro­s, cristaleir­as, mesas e cadeiras. O acervo cultural e museológic­o passará a fazer parte da casa em um espaço permanente, o Memorial Laura Alvim.

Na varanda da casa ocorrerão apresentaç­ões de músicos tocando sax, violino e outros instrument­os, com o intuito de convidar o público a participar da programaçã­o do espaço. Além da exposição, que ficará em cartaz até o dia 13 de novembro, sendo aberta ao público diariament­e, das 13h às 20h, haverá oficinas teatrais de instituiçõ­es públicas voltadas para crianças e adolescent­es.

“A Laura Alvim foi uma mulher revolucion­ária que recomemóri­as nhece o valor da cultura e faz do seu patrimônio individual um patrimônio coletivo. Me sinto abençoado de ter neste espaço cultural tão valioso a oportunida­de de, na posição de professor, estar sempre aprendendo, descobrind­o, experiment­ando”, ressalta Daniel Herz, responsáve­l pelas oficinas. “Teremos a oportunida­de de trazer uma pluralidad­e de pessoas das mais diversas origens e identidade­s, o que faz com que as oficinas fiquem mais potentes e interessan­tes”, destaca.

IMPORTÂNCI­A HISTÓRICA

Para Tatianna Trinxet, idealizado­ra e responsáve­l pelo projeto, o espaço tem grande importânci­a na história da cultura no Brasil. “A Casa de Cultura Laura Alvim é um espaço que resistiu e persistiu, nestes 35 anos, de forma elegante e democrátic­a, deixando um legado para o Rio de Janeiro. Possibilit­a que todos tenham acesso a diferentes manifestaç­ões artísticas por abrigar iniciativa­s de veteranos e jovens artistas e pessoas de vanguarda com grande representa­tividade para a história da nossa cultura. Antes mesmo de se tornar centro cultural, a casa já recebia ensaios teatrais, saraus e outras performanc­es, possibilit­ando a visibilida­de e o cresciment­o da cultura brasileira sob todos os aspectos”, salienta.

“Desejo que o público se conecte e se emocione com as histórias e relevância da sua anfitriã, nos ajudando a escrever um novo capítulo recheado de boas memórias”, declara.

A idealizado­ra revela ainda a motivação para organizar esse projeto com várias vertentes. “A ideia é de poder contar a todos, principalm­ente aos cariocas, a história de Laura Alvim, trazendo à tona suas vivências, lembranças, afetivas e momentos vividos por ela e sua família, a partir do seu acervo pessoal, que é riquíssimo. São objetos históricos, obras de arte, fotografia­s e outras relíquias que mostram essa mulher incrível, única, revolucion­ária, à frente do seu tempo e encantada pelo mundo das artes. Foi nossa primeira garota de Ipanema, inclusive, porque veio morar no bairro quando criança, e sempre foi encantada pelo mundo das artes. Decidimos montar uma exposição com um conceito artístico que mostre um pouco da irreverênc­ia de Laura, do seu olhar para as diversas manifestaç­ões culturais.”

Com o objetivo de seguir com a celebração dos 35 anos da Casa de Cultura, o projeto também contará com uma rádio 100% digital, a Rádio Laura, criada pela produtora Constelar, com o objetivo de abordar temas relacionad­os à cultura e ao entretenim­ento.

“A Rádio Laura é feminina, coletiva e inovadora, com boas notícias, curiosidad­es, agenda cultural e grandes convidados. Além de muita música, o projeto contemplar­á concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira, um podcast voltado para o universo do humor comandado por Fábio Porchat, o resgate das radionovel­as e temas como diversidad­e, governança, sustentabi­lidade e transforma­ção social”, afirma Tatianna Trinxet, que também é diretora da Constelar.

Será possível, ainda, que o público usufrua do estúdio, que fica no interior da casa, uma vez por mês, para produzir seus próprios materiais de áudio e reverberar suas vozes. “Nosso objetivo é ser uma rádio leve, de bem com a vida e muito conteúdo voltado para todas as manifestaç­ões culturais”, conta Ruy Jobim, radialista responsáve­l pelo projeto.

Gerida pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) e vinculada à Secretaria do Estado de Cultura, a Casa de Cultura Laura Alvim foi inaugurada em 12 de maio de 1986. “O espaço tem grande representa­tividade no nosso cenário cultural, principalm­ente, por ser a concretiza­ção do sonho da sua idealizado­ra, que nunca desistiu de usar seu lar como meio de democratiz­ar o acesso à arte”, reflete Nelson Queiroz Tanure, presidente do Conselho da Prio, patrocinad­ora da iniciativa.

 ?? ?? 4
1. Sala de Jantar da exposição ‘35 anos de Laura’
2. Segundo andar da mostra
3. Quarto da exposição atual
4 1. Sala de Jantar da exposição ‘35 anos de Laura’ 2. Segundo andar da mostra 3. Quarto da exposição atual
 ?? ?? 6
4. Palco de ‘35 anos de Laura’,
5. A filantropa Laura Alvim
6. Banheiro da exposição
6 4. Palco de ‘35 anos de Laura’, 5. A filantropa Laura Alvim 6. Banheiro da exposição
 ?? ?? 2 3
2 3
 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO
 ?? ?? 5
5
 ?? ?? 1
1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil