O Dia

Marcos Pontes, Hamilton Mourão, Sergio Moro e Damares são eleitos senadores

-

> Contrarian­do o que apontavam as pesquisas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu eleger senadores de seu partido ou aliados em dez estados. No Distrito Federal foi eleita a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (PL). Michelle Bolsonaro usou os Stories do Instagram, ontem, para celebrar a eleição de Damares Alves (Republican­os).

“Eu sempre soube! Você é uma mulher de Deus, íntegra, com o coração voltado para os que mais precisam. Eu te amo, amo muito! A verdade prevaleceu! Deus foi glorificad­o através da sua vida”, declarou a mulher do presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaris­ta, a ex-ministra precisou bater a falta de apoio explícito do presidente para ser eleita, já que sua principal adversária, Flávia

Arruda, é do PL, partido do presidente. Informalme­nte, porém, os movimentos que apoiam Bolsonaro na capital federal decidiram apoiar a candidatur­a de Damares, que agora é eleita com folga.

Em São Paulo, Marcos Pontes (PL), que estava à frente da Ciência, levou a melhor. Já no Mato Grosso do Su a ex-ministra da Agricultur­a e Pecuária, Tereza Cristina (PP), também foi eleita.

Já em Santa Catarina, Espirito Santo e no Rio Grande do Sul os vencedores Jorge Seif (PL), Magno Malta (PL) e vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), todos aliados do presidente.

No Paraná, Sergio Moro (União), que declarou que tendia a Bolsonaro, foi declarado o vencedor da disputa.

Em Minas Gerais, foi a vez de Cleitinho (PSC), o candidato de Bolsonaro, vencer. Em Rondônia e no Rio Grande do Norte, Jaime Bagattoli (PL) e Rogério Marinho (PL) foram eleitos, respectiva­mente.

Até o fechamento desta edição, no Amazonas, o candidato Coronel Menezes (PL) aparece à frente do senador Omar Aziz (PSD), que foi presidente da CPI da Covid-19, mas a votação ainda não foi encerrada. Em Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL) vence com larga vantagem.

Em Roraima, Dr Hiran (PP), apoiado por Bolsonaro, aparece à frente do senador Romero Jucá (MDB).

Neste ano, a eleição renovou apenas um terço do Senado, com 27 eleitos, um para cada unidade da Federação. Isso acontece porque os vencedores têm mandatos de oito anos. Em 2026, haverá a renovação de 66,6% das cadeiras, com a eleição de dois nomes por estado.

 ?? VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL ?? Damares Alves eleita pelo Distrito Federal
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL Damares Alves eleita pelo Distrito Federal
 ?? ALAN SANTOS/PR ?? Marcos Pontes eleito senador por São Paulo
ALAN SANTOS/PR Marcos Pontes eleito senador por São Paulo
 ?? ?? Hamilton Mourão eleito pelo Rio Grande do Sul
Hamilton Mourão eleito pelo Rio Grande do Sul
 ?? ?? Sergio Moro eleito pelo estado do Paraná
Sergio Moro eleito pelo estado do Paraná
 ?? MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL ??
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
 ?? SERGIO LIMA/AFP ??
SERGIO LIMA/AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil