O Dia

Fim de ano amplia otimismo para abertura de vaga temporária no Rio

Expectativ­a é que setor de serviços puxe a fila no processo de retomada gradual da Economia carioca

- MARCELO BERTOLDO marcelo.bertoldo@odia.com.br

Oimpacto de R$ 1,7 bilhão gerado pelo Rock in Rio na Economia carioca, em apenas sete dias de festival, foi uma sólida demonstraç­ão do potencial na geração de empregos, com destaque para o setor de serviços. Com média de 78% de ocupação da rede hoteleira, segundo a Secretaria Estadual de Turismo, o setor abriu uma porta para vaga temporária de garçom para Fabiano Carvalho, de 26 anos, em um hotel em Copacabana, Zona Sul.

Feliz com a volta ao mercado de trabalho, Fabiano sonha com a contrataçã­o definitiva e indica o caminho de possibilid­ades iniciado em outubro, mês que tradiciona­lmente começam as contrataçõ­es temporária­s para o fim de ano, em especial no setor de comércio e de turismo. Para efeito de comparação, o Rock in Rio gerou 25 mil empregos. Com a chegada 457 mil turistas, setores como o de Fabiano contratara­m.

“Estava desemprega­do há algum tempo e consegui voltar ao mercado em setembro. A cidade estava cheia de turistas de vários lugares. Isso ajudou muito. Outros colegas também conseguira­m oportunida­des. Tudo começou com uma vaga provisória, mas espero ser contratado. Não vai faltar trabalho. As festas de Ano Novo estão chegando e o Rio vai receber muitos turistas novamente”, diz Fabiano.

QUEDA NO DESEMPREGO

Puxado pela informalid­ade, a taxa de desemprego caiu no Estado do Rio. De acordo a pesquisa divulgada em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), a redução foi de 14,9% para 12,6%. Diretor executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), João Gomes vê com otimismo a projeção para a retomada econômica do Rio, aquecida pelas contrataçõ­es temporária­s em diversos setores.

“Temos pesquisa chamada ‘Visão do Empresário’, que mede situação presente e futura. Na futura, temos perguntas que compõem indicadore­s como emprego futuro por parte dos empresário­s que planejam contrataçõ­es. Após pico atingido em julho deste ano houve uma desacelera­da, desde março de 2021, há uma clara tendência de elevação. Pelo momento, vejo com otimismo esse movimento até o fim do ano, pois o indicador citado mantém um patamar positivo para contrataçõ­es”, avaliou João Gomes.

 ?? AGÊNCIA O DIA ?? Comércio vê com otimismo a projeção para a retomada econômica, aquecida pelas contrataçõ­es temporária­s em outros setores
AGÊNCIA O DIA Comércio vê com otimismo a projeção para a retomada econômica, aquecida pelas contrataçõ­es temporária­s em outros setores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil