O Dia

“Uma rua sem carros”

-

■ Idealizada por Humberto Menescal, a galeria liga a Avenida Nossa Senhora de Copacabana à Rua Barata Ribeiro e, na sua construção, pode-se destacar os mármores que revestem as paredes e o teto e os relevos no estilo Art-Déco que adornam o interior.

De acordo com o professor de arquitetur­a da Universida­de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Gustavo Rocha, o edifício é uma abordagem totalmente diferente dos outros prédios longos e finos que compõem o cenário do bairro. “Daquela quadra toda ali, uma quadra especial em Copacabana, em vez de seguir a lógica dos edifícios, nortear em pedaços pequenos, fazer prédios finos e longos, seguindo o lote entre uma rua e outra, o loteamento permitiu fazer três blocos paralelos às duas ruas principais de conotações diferentes”, declarou. “A Galeria Menescal é uma espécie de rua meio privada, protegendo a passagem. É muito interessan­te ver a maneira que ela se apresenta. Mesmo com poucas residência­s no bloco do meio do edifício, ainda assim, ele continua sendo residencia­l”, completou.

Quem atravessa a galeria não precisa se preocupar com carro, mas pode admirar sua arquitetur­a moderna e respirar o ar histórico que o ambiente carrega. “Em todas as ruas são calçadas com lojas do lado e outros edifícios. Essa galeria proporcion­a outra proposta para as pessoas circularem, uma espécie de rua sem carro”, explicou Gustavo. “O edifício Menescal é uma viagem no tempo. Então, não é preciso comprar nada, só de passar por lá já é uma coisa diferente. É um Rio de Janeiro com outra cara”, finalizou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil