O Dia

PM realiza a maior apreensão de drogas do ano, na Cidade de Deus

Material estava em tonéis, submerso em uma área pantanosa da comunidade da Zona Oeste

-

Durante operação na Cidade de Deus, na última quinta-feira, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizaram a maior apreensão de drogas deste ano.

Cerca de duas toneladas de maconha, que estavam em tonéis, submersos em uma área de pântano da comunidade, foram localizada­s e apreendida­s pelos agentes. O material foi encaminhad­o à 32ª DP (Taquara), onde a ocorrência foi registrada.

Na mesma ação, dois criminosos foram presos e houve apreensão de uma pistola, três carregador­es, munições, quatro veículos (dois carros e duas motociclet­as) e outras drogas a serem contabiliz­adas. Cerca de 10 toneladas de barricadas também foram retiradas de vias públicas.

A ofensiva da PM contra o tráfico foi realizada por policiais do 18º BPM (Jacarepagu­á) e agentes de outros batalhões subordinad­os ao 2º Comando de Policiamen­to de Área (Zona Norte e Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro), além de militares do

Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Bope.

As comunidade­s da Gardênia Azul, Muzema, Tijuquinha e o Morro do Banco, também foram alvos de ações policiais na última quinta-feira (26), realizadas por homens do 31º BPM (Recreio dos Bandeirant­es), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Bope.

Guerra na Zona Oeste

Comunidade­s de Jacarepagu­á e de outros bairros da Zona Oeste, que eram historicam­ente controlado­s por grupos paramilita­res há mais de 40 anos, estão sofrendo invasões de traficante­s, um deles seria, de acordo com investigaç­ões policiais, Edgar Alves de Andrade, também conhecido como

Doca e Urso. O traficante é um dos líderes do Comando Vermelho (CV) e atuante na Penha, na Zona Norte. A facção teria tomado conta de áreas dentro da Gardênia e expandido pontos de venda de drogas pela região.

Devido a mudança de domínio, milicianos estariam deixando os grupos a qual pertenciam e se juntando ao tráfico, que passou a comandar parte do local.

Moradores relatam a movimentaç­ão de integrante­s do CV pela comunidade e a presença de bocas de fumo vendendo drogas com símbolos do grupo nas embalagens.

Houve, inclusive, uma suposta mensagem ordenando que pessoas que moram na favela devem passar a atender as determinaç­ões do tráfico.

“Senhores moradores, está proibido o uso de capacetes, ao adentrar na comunidade liguem a luz do salão, o pisca alerta e mantenham os vidros abertos. Att, Comando Vermelho”, dizia o aviso.

 ?? DIVULGAÇÃO/PMERJ ?? Cerca de duas toneladas de maconha estavam dentro de tonéis
DIVULGAÇÃO/PMERJ Cerca de duas toneladas de maconha estavam dentro de tonéis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil