O Dia

Seis crianças mortas por bala perdida em um ano

Entre julho de 2016 até hoje, 122 crianças foram feridas por tiros de armas de fogo no Rio

- ANA FERNANDA FREIRE ana.freire@odia.com.br

Onúmero de crianças mortas por bala perdida no estado do Rio vem crescendo nos últimos anos. De acordo com informaçõe­s do Instituto Fogo Cruzado, apenas no período de janeiro de 2022 a janeiro de 2023, 10 crianças foram baleadas e 6 não resistiram.

Dentre elas: Kevin Lucas, 6 anos; Karina Sobral, 9 anos; Esther Vitória, 5 anos; Lorenzo Palinhas, 14 anos; Juan Davi, 11 anos e a mais recente vítima, Rafaelly da Rocha, de 10 anos.

Ainda segundo o Instituto Fogo Cruzado, entre 5 de julho de 2016 até ontem, 122 crianças foram atingidas por disparos de arma de fogo, desse número, 34 morreram e 88 ficaram feridas.

Durante janeiro do ano passado duas crianças foram baleadas, sendo uma morta e uma ferida, enquanto neste ano as duas vítimas atingidas morreram.

No dia 1º de janeiro deste ano, Juan Davi de Souza Faria, de 11 anos, morreu após ser baleado durante queima de fogos do Réveillon em Mesquita, na Baixada. Na última quarta-feira, Rafaelly da Rocha Vieira, de 10 anos, morreu após ser atingida por uma bala perdida em São

João de Meriti, na Baixada.

De acordo com a ONG Rio de Paz, contabiliz­ando crianças de 0 a 14 anos, o total de vítimas baleadas chega a 92 desde 2007.

Relembre alguns casos

Kevin Lucas dos Santos, 6 anos, morreu no dia 6 de janeiro de 2022 após ser baleado em tiroteio no Morro da Torre, em Queimados, na Região Metropolit­ana do Rio. Ele chegou a ser socorrido na UPA do bairro, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a família, ele estava ajudando na mudança de um vizinho quando foi atingido

por bala perdida.

No mesmo dia, outras duas meninas foram baleadas, a pré-adolescent­e Gabriela, de 13 anos e Ludimila Teles, de 9. Elas sobreviver­am.

Karina Sobral de Souza, de 9 anos, morreu no dia 1º de maio de 2022, após ser atingida por uma bala perdida quando voltava para casa, após lanchar no bairro de Volta Fria, em Angra dos Reis, na Costa Verde.

Esther Vitória Pires, 5 anos, foi baleada na cabeça enquanto estava voltando para casa, na comunidade do

Carvão, em Itaguaí, dia 20 de julho de 2022. Segundo a polícia, o autor do crime, Caio Barbosa, 23 anos, confessou ter efetuado os disparos para atingir um traficante rival, porém, errou a mira e acertou Esther.

Lorenzo Dias, 14 anos, morreu na noite de 27 de outubro de 2022, após ser baleado durante operação policial no Complexo do Chapadão, Zona Norte do Rio.

Juan Davi, 11 anos, foi vítima de bala perdida durante a queima de fogos de Réveillon, na madrugada de 1º de janeiro de 2023, em Mesquita, na Baixada.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Kevin Lucas dos Santos, 6 anos, morreu após ser baleado em um tiroteio no Morro da Torre, em Queimados
REPRODUÇÃO Kevin Lucas dos Santos, 6 anos, morreu após ser baleado em um tiroteio no Morro da Torre, em Queimados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil